//Azambuja e o Vinho
azambuja

Azambuja e o Vinho

As características geomorfológicas dos solos do concelho de Azambuja têm-se revelado, ao longo dos tempos, excelentes para o cultivo da vinha.

 

Concelho

Charneira entre a Lezíria do Tejo e a Área Metropolitana de Lisboa, Azambuja estende-se por 262 km2 com cerca de 22 mil habitantes.

 

Região

Integra a CVR Tejo e distribui-se pelo ‘campo’ e pelo ‘bairro’, com predominância das castas tintas Castelão, Trincadeira, Aragonez e Touriga Nacional; e das brancas Fernão Pires e Arinto.

 

Vinho

A qualidade final resulta da riqueza do terroir combinada com os novos métodos tecnológicos de produção e o saber dos nossos vitivinicultores.

Por outro lado, para o sucesso e divulgação destes belos néctares, tem contribuído o esforço da autarquia, reforçado nos últimos anos, quer na organização de eventos onde o vinho é protagonista quer na sua promoção em diversos certames.

Marcado pelo microclima do Montejunto, torna os vinhos do Concelho encorpados, de cor acentuada, com aromas perfumados e paladar suave.

 

azambuja

 

Gastronomia

Com bacalhau assado, o Torricado (pão, azeite, alho…) continua a ser rei. Da horta, nascem a ‘manja’ e a ‘lapardana’; do Tejo vêm à mesa as enguias, o sável e a caldeirada à fragateiro. A fechar, queijo ‘chèvre’ da Maçussa e uma queijadinha d’Azambuja.

 

Oferta Enoturística

 

Vila Museu do Vinho

Este inovador museu vivo são as próprias ruas de Aveiras de Cima e as vinhas ali bem perto. Nos vários trabalhos, ao longo do ano, e em adegas tradicionais ou mais tecnológicas, desvenda-se a arte de fazer um bom vinho.

 

Programa ‘Património, Tejo e Vinho’

Visite o Concelho de Azambuja e deslumbre-se com o Tejo, a sua rica fauna e flora e os belos mouchões. Aproveite para apreciar o património histórico-cultural e a paisagem vinhateira. Por fim, refresque-se numa adega com um bom néctar e a simpatia dos produtores e enólogos. Defina o programa a seu gosto e seja bem-vindo!

 

Quintas

Na economia da vinha e do vinho, o enoturismo tem uma expressão cada vez maior, graças a várias quintas que promovem visitas às adegas, provas de vinho e gastronomia, e até alojamento. Entre outros, visite Quinta de Vale Fornos, Quinta da Lapa, Agro-Batoréu, Sivac, Terreiro e Casal da Fonte.

 

Feiras e Eventos

 

Feira de Maio

No maior evento concelhio, homenageamos o Campino e vivemos 5 dias de tradição taurina, música e festa.

 

ÁVINHO

Em abril, adegas de portas abertas para brindar à última colheita e ao saber dos nossos produtores.

 

Feira Medieval

Junto ao mosteiro a Sta. Maria, a população veste a rigor e acolhe os visitantes em ambiente medieval.

 

Rainha das Vindimas

Reforçar entre as novas gerações a ligação ao território e a importância do vinho na identidade local.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagens: CM Azambuja