//Avós reciclam sacas de café

Avós reciclam sacas de café

As sacas de café de sarapilheira da Kaffa vão ganhar uma nova vida e ser transformadas em sacos e aventais.

A KAFFA, marca portuguesa de café encapsulado e um dos principais players no fabrico de cápsulas de café na Europa e em Portugal, em parceria com ‘A Avó veio Trabalhar’, inicia um projeto pioneiro de reciclagem e reutilização das sacas de café de sarapilheira (serapilheira).

A primeira produção já foi finalizada pela ‘A Avó veio Trabalhar’ e pretende dar uma nova vida às sacas de sarapilheira que transportam o café verde para a fábrica da KAFFA (em Trajouce). “Em média, entram na KAFFA diariamente cerca de 5 toneladas de café, em sacas de 60 quilos. O volume que utilizamos é enorme e não faz qualquer sentido, nos dias de hoje, não pensar em alternativas de reutilização” afirma Madalena Moniz Pereira, Business Manager da KAFFA, acrescentando “formada a ideia, o desafio era conseguir concretizá-la. Foi nessa altura, que pensamos em incorporar a este projeto de reciclagem um outro que sempre nos encantou pela sua forte componente social, singularidade e inovação: A Avó veio Trabalhar”.

‘A parceria, já em pleno funcionamento, inclui o desenvolvimento e produção de 6 novos produtos: 4 tipos de Sacos (de diferentes dimensões) e 2 tipos de Aventais. Os produtos, oferecidos pela KAFFA em campanhas promocionais concretas, vão estar também disponíveis para venda na loja online da KAFFA. A primeira produção foi apresentada, pela primeira vez, no certame internacional da Private Label Manufacturers Association (PLMA), que se realizou em finais de maio, em Amesterdão.

Sobre a Avó veio Trabalhar

A Avó veio trabalhar é um espaço criativo de co-criação artesanal para pessoas com mais de 65 anos. Teve início em 2014 com 12 Avós e em 2019 conta já com mais de 70. A iniciativa usa o design e os lavores domésticos para empoderar e aumentar o poder de intervenção comunitária dos participantes. Em 2015, a Time Out Lisboa, atribui o prémio “Melhor Ideia do Ano” e em 2016 a iniciativa recebeu um prémio da Bienal Ibérico-Americana de Design. O projeto faz produtos costumizados, desenvolve coleções de “homedecor”, dinamiza workshops, ações de team building e visitas guiadas para turistas. As Avós participam em festivais de música, de arte e de cultura, viajam pelo país e lá por fora. Já receberam a visita do Presidente da República e trabalham com diferentes marcas, nomeadamente a KAFFA. Têm mais de 17 mil seguidores no Facebook e quase 8000 no Instagram. Recentemente estiveram presentes na Dutch Design Week.