//Auchan partilha lucros com trabalhadores

Auchan partilha lucros com trabalhadores

Os trabalhadores do Jumbo e Pão de Açúcar vão receber, em média, dois salários a mais, resultantes de parte dos lucros obtidos pela cadeia de lojas em 2016.

Aos 13 milhões de euros conseguidos no ano passado, a Auchan, em comunicado, relembrou que nos últimos 10 anos a distribuição de resultados pelos colaboradores portugueses foi de 87 milhões de euros, segundo o Jornal Económico.

O comunicado esclarecia ainda que é através do Fundo de Ações Valportugal que 98% dos Colaboradores são acionistas da Auchan Holding e da Auchan Portugal. Foi na Assembleia-geral da ValPortugal, no final do mês passado, que foi anunciada a “valorização de 10% do Fundo de ações ValPortugal”.

O documento da Auchan continua, esclarecendo que “este é um instrumento que constitui uma fonte de poupança para as famílias dos Colaboradores, alimentada quer pela subscrição voluntária dos mesmos, quer pela oferta de ações da empresa. Atualmente, através deste Fundo, os colaboradores são detentores de cerca de 10% da empresa, com um total de poupança de 35 Milhões de euros”, referiu a empresa.

Ainda na mesma informação, a empresa assegura que além dos salários extra, os colaboradores da marca têm direito a uma série de benefícios como plano de saúde completo e apoios da Fundação Pão de Açúcar-Auchan em áreas sociais, económicas e educativas.

6.1O Grupo Auchan

Actualmente, o Grupo Auchan assume a gestão da cadeia de hipermercados Jumbo e supermercados Pão de Açúcar em Portugal, constituída por um parque de 33 lojas (23 da insígnia Jumbo, 8 da insígnia Jumbo Pão de Açúcar e 2 da insignia Pão de Açúcar) com uma área total de 197.630 m², 30 Lojas BOX, 26 Gasolineiras Jumbo, 24 espaços Saúde e Bem Estar, 1 Quiosque Parafarmácia, 9 Ópticas Jumbo e uma Loja Jumbo Natureza. Emprega cerca de 8.000 colaboradores.

Em Portugal, o Grupo Auchan tem 3 atividades:

– Os hipermercados Jumbo e Pão de Açúcar: tendo desenvolvido o comércio eletrónico – www.jumbo.pt e www.boxjumbo.pt ; os serviços de Saúde e Bem-Estar, as Ópticas; e os postos de combustíveis JUMBO;

– A gestão e construção de centros comerciais com a Immochan;

– A atividade bancária, realizada pelo Oney, que iniciou a sua atividade em Portugal no ano de 1994 através da criação da Crediplus, constituída com o objetivo de gerir o Cartão Jumbo e Pão de Açúcar, vindo a tornar-se o maior e mais representativo Cartão Privativo em Portugal.