//Atum vendido por 605 mil euros

Atum vendido por 605 mil euros

Um atum rabilho com 212 quilos foi vendido no início do ano, por mais de 605 mil euros no Japão. Na Madeira, recentemente, foi capturado um com quase 400 quilos.

Pescado em Aomori, no norte do Japão, registou um preço equivalente a 350.000 ienes por quilo (cerca de 2857 euros) sendo a segunda licitação mais alta num leilão de Ano Novo no mercado de Tsukiji.

Este foi o sexto ano consecutivo em que um atum excecional foi licitado pelo presidente da cadeia de restaurantes Sushizanmai, Kiyoshi Kimura.

O recorde histórico é ostentado pelo próprio Kimura, que em 2013 pagou 155,4 milhões de ienes (1,27 milhões de euros) por um outro atum rabilho.

O leilão de Ano Novo é uma da atrações turísticas mais populares da capital japonesa e existe um motivo para o preço excessivo dos atuns neste leilão. É que licitar alto no primeiro leilão é uma superstição japonesa, conhecida como “goshugi soba”, o que significa tratar-se de uma honra e dá estatuto ficar em primeiro lugar na licitação.

Rabilho com 389 quilos na Madeira

10.1A embarcação «Ilhéu Chão», desembarcou na lota do Caniçal (Madeira), no passado mês de Novembro, um atum rabilho com 389 quilos, considerado o recorde do ano.

Como referiu o Funchal Notícias “A satisfação era visível nos homens do mar que, apesar do cansaço, mostravam orgulho pela captura do “monstro”, a apenas 200 metros de distância do cais da Ribeira Brava. Foi o que se chama de sorte grande para o pequeno atuneiro de seis tripulantes, que nem teve de navegar para mar alto para garantir receita gorda, já na fase final da temporada de captura de tunídeos”.

O atum – rabilho

Conhecido pelo nome de atum-rabilho, tem o nome científico Thunnus thynnus thynnus e é caraterizado por ser um atum pelágico rápido (chega a atingir os 70km/h, em súbitos arranques), com bexiga-natatória, considerado cosmopolita e de águas temperadas.

Pode atingir entre 3 metros de comprimento e pode chegar a pesar cerca de 680 kg, embora na Europa o maior peixe capturado pesasse apenas uns «meros» 415 kg.

Esta espécie de atum pode durar cerca de 20 anos, sendo considerada a espécie de atum de crescimento mais lento. Atinge a maturidade sexual por volta dos 4-5 anos de idade, altura em que atinge os 115-150 cm de comprimento e cerca de 200 kg de peso, com época de desova limitada a cerca de 3 meses, duas vezes por ano.