//À atenção dos apreciadores de Queijo Serra da Estrela

À atenção dos apreciadores de Queijo Serra da Estrela

Em fevereiro e março, ‘ele’ está em destaque em Celorico da Beira, Seia, Gouveia, Manteigas, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital.

Primeiro, vamos a um alerta: não se trata de queijo serra porque esse, pode ser de uma qualquer serra onde se faça queijo, independentemente da qualidade. Vamos falar (escrever) sobre o ‘Queijo Serra DA Estrela’.

Feito o aviso, fica agora a sugestão para o caso de, nas datas indicadas, estar ou andar por perto dos destinos referidos.

De 22 a 24 de fevereiro, em Celorico da Beira, no distrito da Guarda realiza-se a 40.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira. O município, de acordo com ‘Notícias de Coimbra’, explica que “ao longo destas quatro décadas, o evento teve denominações diferentes (concurso, feira, festa homenagem), sempre com o objetivo de promover o produto rei – o queijo Serra da Estrela – uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”.

Ainda no distrito da Guarda, o fim-de-semana prolongado do Carnaval, que decorre entre 2 e 5 de março oferece:
A 42.ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia “a festa é dedicada à ampla promoção do queijo e dos produtos endógenos do concelho (pão, vinho, enchidos e mel), a que se associam o artesanato, a cultura e as tradições locais”, como refere fonte da Câmara Municipal.

Em Gouveia, no domingo dia 3 de março, será a vez da Feira do Queijo no âmbito do programa da ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela.

Em Manteigas, a ExpoEstrela, decorre de 2 a 5 de março e inclui, no dia de Carnaval, uma prova de queijo Serra da Estrela, entre outras atividades.

Em Aguiar da Beira, no domingo 3 de março, a 6.ª Festa do Pastor de Aguiar da Beira, em Mosteiro, na freguesia de Penaverde, tem queijo ‘do tal’ e inclui um concurso de ovinos e caprinos.

Já no distrito de Coimbra, em Tábua, a 9 e 10 de março, realiza-se a 30.ª Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel/10.ª Mostra de Gastronomia e Artesanato.

No mesmo distrito, em Oliveira do Hospital, nos dias 16 e 17 de março, a Câmara Municipal promove mais uma Festa do Queijo Serra da Estrela. No primeiro dia, a Confraria do Queijo da Serra da Estrela realiza o seu XXX Capítulo mas disso, daremos aqui, proximamente, mais informações.

Voltando ao distrito da Guarda, temos para a mesma data, no Mercado Municipal de Fornos de Algodres um certame que incluirá, entre outras iniciativas, espetáculos musicais, provas de queijo, exposições, artesanato e animação.

A terminar, uma sugestão.
Rejeite ‘colheradas’ de queijo. Nada como uma boa fatia de queijo, neste caso, Serra…da Estrela.