Em Viseu foram apreendidas 13 toneladas de carne, peixe e transformados de carne. Em Lamego, 38 toneladas de carne.
De acordo com a Lusa, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, no passado dia 24, num entreposto frigorífico de Viseu, que foi encerrado, 13 toneladas de carne, peixe e transformados de carne.
Em comunicado, a ASAE informa que foram apreendidas “cerca de 13 toneladas de produtos de origem animal refrigerados e congelados (carnes, peixe e transformados de carne)” num valor que ultrapassa os 37 mil euros.
Esta apreensão resulta da atuação da brigada especializada de fiscalização de indústrias de produtos de origem animal, da Unidade Regional do Norte, que efetuou uma ação de fiscalização num entreposto com sala de desmancha, no distrito de Viseu, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos gerais em termos de segurança alimentar.
Na sequência desta ação, “foi determinada a suspensão total da atividade do referido estabelecimento por falta de Número de Controlo Veterinário e instaurado o respetivo processo de contraordenação”.
Já tinham sido apreendidas 35 toneladas de carne em Lamego
Em 10 de junho, a ASAE apreendeu, no concelho de Lamego, 38 toneladas de carne, suspendeu a actividade do estabelecimento onde foi encontrada e deteve um dos seus responsáveis, anunciou hoje a entidade.
A actividade do estabelecimento, informou a ASAE, “foi suspensa e foi detido um responsável da firma pelo crime de comercialização de produtos anormais avariados”.
Os técnicos da Autoridade verificaram que caixas de alguns produtos tinham rótulos com data de validade ultrapassada e uma segunda etiquetagem com nova data de congelação e de validade para “assim poderem ser novamente colocados no mercado”.