Sinalização turística’ inteligente’ e plataforma online de comercialização de vinhos.
A Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) em parceria com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) apresentaram, em sessão online, as parcerias estabelecidas com o objetivo de dinamizar os territórios enoturísticos e apoiar, em especial, os pequenos e médios produtores de vinhos, dos municípios que integram a AMPV.
Inventrip
Trata-se de um projeto desenvolvido pela empresa espanhola Sismotur que tem como objetivo facilitar e disponibilizar aos municípios portugueses um serviço de informação e gestão da sinalização turística inteligente.
Trata-se de uma aplicação que permite aos visitantes consultar a oferta turística, reservar, construir viagens à medida e partilhar tudo isto nas redes sociais ou através da utilização das mais recentes tecnologias: Beacons, NFC ou códigos QR.
Com a nova “app inventrip”, o visitante poderá conectar-se aos novos Destinos Turísticos Inteligentes (Smart Destinations) que enviarão para o seu telemóvel informações relevantes para descobrir o local onde se encontra, sem necessidade de se conectar à internet.
Para além disso, o visitante poderá planificar, antes ou durante a sua estadia no destino, uma viagem personalizada, selecionando as atrações, experiências, alojamentos e locais de interesse.
SmartFarmer
A plataforma de comércio eletrónico “SmartFarmer” é um projeto que visa promover as cadeias curtas agro-alimentares, a retribuição justa ao produtor e o consumo sustentável, facilitando o acesso dos pequenos e médios agricultores ao mercado, precisamente em condições justas, privilegiando lógicas de proximidade e sustentabilidade.
É um projeto da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e que tem como parceiros estratégicos para o setor do vinho a ARVP e a AMPV. Nesta parceria com a Oikos, a ARVP pretende ter um marketplace que sirva de canal para os pequenos e médios produtores de vinho comercializarem os seus produtos.
Saiba mais nas páginas de facebook
Rotas dos Vinhos de Portugal
ou Municípios do Vinho.