//Arruda dos Vinhos – Mercado Oitocentista
arruda dos vinhos

Arruda dos Vinhos – Mercado Oitocentista

Desde uma centena de comerciantes e artesãos, passando por dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, até representantes de artes e ofícios, o Mercado Oitocentista regressa a Arruda dos Vinhos para enaltecer a identidade arrudense e o património imaterial. uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro, tanoaria e tear.

Nos dias 3, 4 e 5 de junho o centro histórico de Arruda dos Vinhos recebe a 7.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios, gastronomia e venda de produtos que reproduz o espírito de um mercado de rua da região saloia do séc. XIX.

Em 2022 o evento recupera a memória local de 1822 com o tema ‘Arruda em 1822: Histórias de um Vale Encantado’, onde se continuará a enaltecer a identidade arrudense e o património imaterial, especialmente vincados em personagens do imaginário popular como a Bruxa d’Arruda ou o Gigante (lenda da Cova do Gigante) e em diversas crenças, estórias e histórias e outras tradições seculares que caracterizam a identidade popular arrudense no séc. XIX.

Durante os três dias do evento decorrerão dezenas de animações espontâneas, recriações etnográficas, teatro de rua, danças de época e animações musicais que trarão constante animação e prometem surpreender os visitantes.

Este é um evento para toda a família que conta também com espaços pensados para os mais pequenos como um carrossel artesanal, os animais da quinta e uma oficina de bijuteria.

Segundo a organização serão vários os momentos a não perder, como o concerto com Galandum Galundaina, a visita encenada ao Palácio do Morgado e Contos no Morgado, a peça de teatro ‘A Viagem à Lua’ e Teatro de Marionetas ‘Ana Loira’, pela companhia ‘Cabeças no ar e pés na terra’ e a visita guiada à vila de Arruda.

O Mercado Oitocentista decorrerá nas ruas do centro histórico de Arruda dos Vinhos e Palácio do Morgado e conta com animações permanentes e cerca de uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro, tanoaria e tear.

Consulte aqui o programa completo: http://www.cm-arruda.pt/Mercado-Oitocentista;

Facebook: https://www.facebook.com/mercadooitocentista