Do conjunto patrimonial do concelho de Arruda dos Vinhos, é o seu património natural que melhor caracteriza a sua identidade. A paisagem fortemente marcada pela seara e pela vinha, vai ao longo do ano assumindo uma policromia única.
Concelho
A 30 Km de Lisboa e com cerca de 77,96 km². A produção vitivinícola no Concelho de Arruda dos Vinhos continua em forte expansão.
Os vinhos, a paisagem de contrastes, a gastronomia, o património, a cultura imaterial e as lendas seculares fazem deste concelho um Vale Encantado a 20 minutos de Lisboa, uma terra única onde o rural e o urbano convivem e onde a vista se perde, nos miradouros concelhios.
Região
Faz fronteira a Sul com o concelho de Loures, a Norte com o concelho de Alenquer, a Oeste com os de Sobral de Monte Agraço e Mafra e a Este com o concelho de Vila Franca de Xira.
Vinho
Quanto ao topónimo existem algumas teses de que em tempos remotos, a vila de Arruda dos Vinhos faria parte de uma rota de escoamento de alguns produtos, nomeadamente vinhos, produzidos na região que é hoje o Oeste para o Rio Tejo.
Integra a zona de DOC Arruda. Como o próprio topónimo invoca Arruda dos Vinhos é um território vinhateiro por excelência com forte tradição vitivinícola onde se elevam vários hectares de vinha plantada para que possa descobrir e degustar os vinhos deste Vale Encantado, muitos deles medalhados a nível nacional e internacional.
De acordo com os dados do IVV, Arruda dos Vinhos tem atualmente 429 exploradores de vinha e 924 hectares de vinha plantada.
Os produtores têm procurado melhorar e modernizar a vinha apostando em castas de qualidade como: Touriga Nacional, Castelão e Tinta Miúda nos tintos e Fernão Pires, Malvesia Rei e Arinto nos brancos, entre outras.
Gastronomia
O Bacalhau é Rei e as Carnes de Capoeira Rainhas. Destaque para a deliciosa Bruxa d’ Arruda, uma pequena torta de noz recheada com doce de ovos e coberta por um fio de chocolate e os típicos pastéis de São Lourenço.
Oferta Enoturística
A paisagem fortemente marcada pela seara e pela vinha, vai ao longo do ano assumindo uma policromia única, resultante dos diferentes estados de maturação do cereal e da vinha, a que os Arrudenses carinhosamente gostam de apelidar de “manta de retalhos”.
A vinha e a produção vinícola têm de facto vindo a assumir um importante papel no setor económico do concelho, que tem vindo a afirmar-se como um centro vinhateiro onde são cultivadas muitas e variadas castas.
Os produtores que mais se destacam na sua atividade, assumindo-se como importantes parceiros do município na estratégia promocional e de divulgação do território, são a Adega Cooperativa, a Quinta de São Sebastião, a Casa Agrícola Ribeiro Corrêa e o Condado Portucalense.
Não estando ainda desenvolvido no concelho o conceito do Enoturismo, é possível junto dos respetivos produtores, mediante marcações prévias, visitas com provas de vinho à Adega Cooperativa e à Quinta de São Sebastião.
Feiras e Eventos
Mostra Gastronómica ‘Carnes de Capoeira’
Mercado Oitocentista
Mostra Gastronómica ‘Ementa Oitocentista’
Festival do Caracol
Seculares Festejos em Honra de Nossa Senhora da Salvação
Festa da Vinha e do Vinho
In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV