//Arroz de Sarrabulho ‘Cinco Estrelas’

Arroz de Sarrabulho ‘Cinco Estrelas’

Arroz de Sarrabulho à Moda Ponte de Lima distinguido pelo segundo ano consecutivo com o prémio Cinco Estrelas Regiões.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima voltou este ano a ser distinguido de entre as várias marcas portuguesas e ícones de referência nacional, com o “Prémio Cinco Estrelas Regiões”.

Considerado merecedor desta distinção pelos consumidores portugueses, o Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima é já uma marca identitária do Concelho e da Gastronomia Portuguesa.

O savoir faire e a autenticidade deste prato ancestral, atraem anualmente milhares de visitantes à vila mais antiga de Portugal. Num conceito ligado à terra e à tradição, este que é o ex-líbris da gastronomia limiana, faz-se acompanhar de enchidos e fumados, tornando-se num verdadeiro motor do desenvolvimento económico da região.

Arroz, sangue, carnes (de galinha, vaca e de porco desfiadas) respetivamente das raças minhotas e bísaro são os ingredientes essenciais desta iguaria que terá nascido em meados do século XIX, com uma receita que as gentes da terra souberam manter inalterável ao longo dos anos. Intimamente ligado à agricultura, à época das colheitas e à matança do porco, este prato nasceu num contexto ligado ao trabalho no campo, e posteriormente passou da cozinha familiar, para a profissionalização.

O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima havia sido já distinguido em 2019 pelo “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, um sistema de avaliação que distingue marcas, produtos, recursos patrimoniais e serviços de grande relevo e potencial de valorização.

O Prémio com elevado nível de exigência e rigor da metodologia, destaca um grupo restrito de marcas que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos consumidores. Esta distinção pretende não só reconhecer empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional, mas também identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de gastronomia, sítios e património, cultura e lazer, hotelaria, tecnologia, desporto e diversos outros ícones de referência e interesse nacional.

NR – Informação da autarquia

Foto: C.M.P.L. (Amândio-Medium)