Receita oferecida por Margarida Mercês de Melo para a biografia do Chefe Silva
Ao meu querido Amigo de todas as horas, aqui lhe ofereço esta receita muito antiga, mas que ainda hoje faço com sucesso e agrado.
Se fosse viva, a minha avó teria uns 115 anos!
Faço uma única alteração, porque gosto de acrescentar umas cascas de limão.
Lisboa, 15 de Abril de 2008
Ingredientes
200 gr de arroz carolino; 1 litro de leite; 250 gr de açúcar; 7 gemas; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 pitada de sal; canela qb
Preparação
Leve o arroz ao lume com água e uma pitada de sal. Deixe fervilhar até ficar meio cozido. Regue então com pequenas quantidades de leite, mexendo sempre. Por fim, acrescente o açúcar em calda (ponto espadana). Ligue bem. Retire do lume e deixe esfriar um pouco. Bata as gemas e junte-as ao preparado anterior, mexendo sempre. Junte a manteiga e mexa bem.
Coloque-o numa travessa e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó.
Nota – O arroz tem de ficar transformado num creme, mas não duro. Se quiser, perfume com um nadinha de essência de amêndoa.
Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa (Quinta do Boição Vinho Licoroso Arinto 2003)
A acidez e a frescura do Arinto, e o final de boca deste vinho licoroso permitem equilibrar a doçura desta sobremesa tão típica da cozinha portuguesa.
Quinta do Boição Vinho Licoroso Arinto 2003
https://enoport.pt
Patrocínio:
(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)
Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/
You must be logged in to post a comment.