//Armamar e o Vinho
armamar

Armamar e o Vinho

Armamar pertence à região do Vale do Douro Sul, na parte norte do Distrito de Viseu. O norte do território insere-se no Alto Douro Vinhateiro e na área classificada pela UNESCO Património da Humanidade. Mais a sul, encontram-se as vinhas que se inserem na Região Vitivinícola do Távora Varosa.

É o Concelho que mais fronteira faz com o leito do rio Douro. Nas encostas contemplamos a beleza inigualável das vinhas em socalcos, plantadas segundo a geometria das curvas de nível, compondo um quadro único.

 

Concelho

Armamar situa-se no interior Norte de Portugal e é um dos municípios da região do Douro integrado na zona classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

 

Região

Está situado numa das mais famosas regiões vinícolas do mundo, onde se produzem vinhos “Douro” e “Porto” de excelência.

 

Vinho

A ligação de Armamar à produção do vinho é anterior ao surgimento da mais antiga região demarcada do mundo, o Alto Douro Vinhateiro, em 1756. A produção do vinho na região duriense, e no Concelho de Armamar, é conhecida desde tempos remotos.

O setor primário é dominante em Armamar e a viticultura representa a fatia maior desse setor. São várias as quintas de renome que aqui possuem vinhas e centros de vinificação. A par destes, um elevado número de lavradores de pequena e média dimensão complementam a atividade produtiva.

Este esforço global e complementar cria uma dinâmica económica e social em torno da cultura da vinha que não deixa margem para dúvidas: Armamar é terra de muito e bom vinho. Daqui saem para os mercados nacional e internacional alguns dos melhores rótulos de vinhos do Porto e Douro.

Os Porto são intensos e persistentes, com vários graus de doçura e cor. Os Douro tintos são encorpados e os brancos, frescos e frutados. Os vinhos da Região Távora-Varosa, tintos, brancos e espumante, obtêm-se das castas tradicionais.

 

 

Gastronomia

Os queijinhos de Vila Nova. O Cabritinho, antigamente servido em dias de festa, é assado em forno de lenha, com batatinhas e arroz. Iguarias doces à base de maçã. Os fumeiros de qualidade, seguindo a inspiração dos saberes ancestrais.

 

Oferta Enoturística

 

Quinta do Tedo

Agroturismo (alojamento, restaurante, visitas e provas de vinhos, wine shop)

 

Quinta da Barroca

Agroturismo (alojamento, restaurante, visitas e provas de vinhos, wine shop)

 

Quinta Bem Boa

Agroturismo (alojamento)

 

Quinta da Azenha

Agroturismo (alojamento e visitas a quintas)

 

Outros Tempos

Alojamento local (alojamento, visitas a quintas, programas temáticos)

 

Quinta Maria Izabel

(visitas e provas de vinhos, wine shop)

 

Feiras e Eventos

 

 Feira da Maçã

O maior evento anual em Armamar. Realiza-se no penúltimo fim de semana de outubro.

 

Festas de São João     

São as festas do município e envolvem todo o Concelho numa mostra de tradição e cultura locais.

 

Armamar Medieval

Um fim de semana que é uma viagem no tempo com a participação ativa de todas as associações culturais do Concelho e comunidade em geral.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagem: Quinta do Tedo