//Arcos de Valdevez e o Vinho
arco de valdevez

Arcos de Valdevez e o Vinho

Ao longo da história, a economia do vinho esteve presente e é um dos pilares do desenvolvimento económico de Arcos de Valdevez.

Concelho

No coração do Alto Minho, a menos de 1 hora do Porto e de Vigo, com 450 km2 e 22500 habitantes, é atravessado pelo Rio Vez e está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Região

Pertence à região demarcada dos Vinhos Verdes, Sub-Região do Lima. Os terroirs sofrem a influência do vale do Lima e do vale do Vez.

Nesta terra, onde as castas vinhão e loureiro são rainhas, o vinho é o parceiro inseparável do turismo e de uma gastronomia repleta de sabores tradicionais. O vinho, as quintas e os produtores são motivo de investimento e de fruição de uma terra com um vasto e rico património histórico, cultural e natural.

Já no Séc. XVI os vinhos de Arcos de Valdevez “foram requisitados para o abastecimento das armadas régias o que certamente muito contribuiu para ativar e consolidar a sua expansão. Para o Brasil, começaram a sair cada vez mais. (…) No porto de Viana, em carga para o Brasil e Flandres, vinhos de Monção, Arcos e …”.

Arcos de Valdevez é uma região de excelência para a produção de vinhos tintos da casta ‘vinhão’ e brancos da casta ‘loureiro’. A estrutura de exploração tradicional ainda proporciona uma imagem de marca da paisagem e património, de que fazem parte as tradicionais latadas. Existem atualmente 14 vitivinicultores no concelho, com uma área de produção de 65ha. Em 2016 foi criada a Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, que envolve os vitivinicultores e produtores agro-alimentares artesanais do concelho. Também aqui está sediada a Estação Vitivinícola Amândio Galhano, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, responsável pela I&D, na vinha e no vinho.

Vinho

Brancos loureiros frutados, de aromas tropicais, com impressiva mineralidade. Tintos ímpares, cor vermelho retinto e aromas a frutos vermelhos característicos da casta vinhão. Rosados de aromas suaves e aveludados. Espumantes vibrantes, frescos e leves.

Gastronomia

‘Carne da Cachena com o Arroz de Feijão Tarrestre’, os ‘Rojões com Papas de Sarrabulho’, o ‘Cabritinho Mamão da Serra’, o ‘Arroz Pica no Chão’ e o ‘Bacalhau à Lavrador’.

Oferta Enoturística

Rota dos Vinhos de Arcos de Valdevez 

Visitas guiadas às Quintas com provas de vinhos e produtos locais, com um envolvente património natural, cultural e construído. Descubra o ‘Percurso do Vez’, o ‘Percurso do Padre Himalaya’ e o ‘Percurso das Veigas da Matança’.

Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG) 

A EVAG é um centro de Experimentação e Investigação Vitivinícola, criado pela Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes em 1984, localizado na Quinta de Campos de Lima, na margem direita do Rio Lima, com uma área de 66 ha. Criada com o objetivo de desenvolver a Vitivinicultura da Região, a Estação Vitivinícola é responsável pela investigação, desenvolvimento e disseminação do conhecimento ao nível da vinha e da enologia.

Loja da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez

Para apreciar as harmonizações entre os vinhos e os produtos agro-alimentares artesanais do concelho, num espaço acolhedor que convida a saborear o momento.

 

arcos de valdevez

 

Feiras e eventos

FESTIVINHÃO

Festival Enoturístico Tem lugar nas ruas do centro histórico, contando com espaço de exposição (vinhos, gastronomia, etc.), provas de vinhos, tasquinhas, workshops técnicos, curso de iniciação à prova de vinhos e de visitas guiadas a Quinta/ Adegas.

EXPOVEZ

Feira das Atividades Económicas do Alto Minho É uma das maiores feiras do Alto Minho. Recebendo dezenas de expositores, demonstra a diversidade da oferta empresarial nas suas variadas vertentes.

Outros eventos

Festa das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo; Reconstituição Histórica ‘Torneio de Val-de-Vez’; Festas de N. Srª da Lapa; Romaria de N. Srª da Peneda; Romaria de N. Srª da Porta

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Imagens: Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV