Confraria Gastronómica do Ribatejo apresentou documento com 557 receitas recolhidas em entrevistas efetuadas a 180 pessoas, na sua maioria idosas.
O original, a editar em papel e formato digital, foi simbolicamente entregue ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) no passado dia 7 de junho, na Feira Nacional da Agricultura em Santarém.
Ceia da Silva considerou tratar-se de um documento de grande importância para a salvaguarda das “memórias gastronómicas da região” e afirmou que o organismo que representa tudo fará para que a Carta Gastronómica do Ribatejo, em papel e em formato digital, seja apresentada no decorrer do próximo Festival Nacional de Gastronomia, previsto para final de outubro, em Santarém.
A obra, elaborada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, resulta do trabalho de investigação e recolha que contou com a coordenação de Armando Fernandes e que se desenrolou durante 30 meses. O coordenador sublinhou que esta carta, mais do que um livro de receitas, “é um tratado de gastronomia da lezíria”. Acrescentou ainda que as receitas foram todas recolhidas junto das próprias pessoas, algumas delas com idade avançada e refletem as ‘práticas e os saberes’ das comunidades mais pobres, embora o trabalho inclua também receitas habitualmente confecionadas em casas mais abastadas.
Armando Fernandes aproveitou a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém e lançou ao autarca o desafio para que a cidade, para além do Festival Nacional de Gastronomia, possa vir a contar com um Observatório Nacional de Gastronomia.
Para além do ERTAR e da autarquia de Santarém, a Carta Gastronómica conta também com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) cujo presidente, Pedro Ribeiro, esteve presente na apresentação.
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) já disponibiliza a Carta Gastronómica do Alentejo…
(https://www.visitalentejo.pt/pt/imprensa-media/carta-gastronomica-do-alentejo/)…
… o Guia de ‘Restaurantes Certificados do Alentejo’…
(https://www.visitalentejo.pt/pt/guiaderestaurantescertificadosdoalentejo/)…
…e os Roteiros Enogastronómicos ‘da Terra à Mesa’. (https://www.visitalentejo.pt/pt/daterramesa/)