//Aplausos para a GNR

Aplausos para a GNR

Guarda Nacional Republicana (GNR) está a usar imagens ‘SEM VINHO’ em campanhas contra o excesso de álcool na condução.

Na página de facebook da GNR podem ver-se imagens bastante criativas e por isso com grande potencial de eficiência, abordando áreas como o furto de combustível em meios rurais (A ocasião faz o ladrão), o uso do capacete (Ele não me sai da cabeça), o transporte de crianças nos automóveis (Nesta Páscoa, não esquecer o ‘ovo’) ou a violência no namoro (Já falou com o seu filho/a? Diga-lhe que namorar não é maltratar).
No que se refere às campanhas contra o excesso de álcool por parte de condutores, parece ter ficado para o passado as imagens que usavam o vinho, normalmente tinto por ter maior efeito visual e poder ser associado a sangue.

Em novembro de 2016 o ‘Jornal dos Sabores’ abordou a situação e pediu comentários a quatro personalidades ligadas ao mundo do vinho. Excertos do que na ocasião declararam:
“… Uma associação direta entre vinho e sinistralidade rodoviária é uma associação redutora de um problema com múltiplas variáveis. Mostrar sempre um copo de vinho tinto, não é eficiente…”
(José Calixto, presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz)

“Não é correto usar sempre o vinho a servir de imagem às campanhas que não nos falam dos álcoois sem cor, que muitas vezes bebidos em doses superiores ao vinho são causadores de índices mais elevados de alcoolemia e cirroses hepáticas…”
(Mário Louro, reconhecido enólogo e formador)

“Mostrar sempre um copo de vinho tinto, não é eficiente e não chega onde querem chegar, pelo que não resolve o problema.”
(Vasco d’Avillez, ex-presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa)

“ No caso das campanhas anti-álcool a tradição ainda continua a ser o que sempre foi, é pena que não se decidam a inovar,
(Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal)

Agora, é preciso dizer que inovaram e por isso, em vez de críticas, devemos agora aplaudir e fazer votos de que assim se mantenham.
Para ler na íntegra o artigo referido: http://jornalsabores.com/vinho-continua-imagem-campanhas-anti-alcool/

Imagens: Facebook da GNR