//Apanha da castanha na Quinta da Fonte Souto
castanha

Apanha da castanha na Quinta da Fonte Souto

Para assinalar a chegada do outono, a Quinta da Fonte Souto, localizada em Portalegre, criou um programa especial disponível até 16 de outubro em que os visitantes poderão viver a experiência da apanha da castanha.

‘Até ao lavar dos cestos é vindima’, diz o ditado popular português, por isso, colhidas as uvas e lavados os cestos, chegou a época de os voltar a encher, mas desta vez de castanhas.

A proposta inclui, para além da apanha da castanha, visitas guiadas à quinta e adega, passeios nas vinhas e ainda uma prova de três vinhos.

 

castanha

 

No decorrer destas atividades, os visitantes irão conhecer a Quinta da Fonte Souto, o seu terroir e os vinhos produzidos na propriedade, assim como o seu processo de estágio, o tipo de barricas utilizado na maturação e a evolução do vinho.

Depois deste roteiro, é ainda possível realizar um piquenique no Parque Natural da Serra de São Mamede que convida a descobrir os sabores da região. A cesta inclui iguarias como pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, paio do cachaço de porco preto, azeitonas, broas de bolota e ainda fruta da época.

Para acompanhar, está incluída água e uma garrafa de Florão Branco. O valor do programa da apanha da castanha é de 25 euros por pessoa (sem piquenique) ou 45 euros por pessoa (com piquenique, servido para o mínimo de duas pessoas).

 

 

Recorde-se ainda que o Centro de Enoturismo da Quinta da Fonte Souto está aberto a visitas todos os dias da semana, das 10h00 às 19h00, disponibilizando diversas atividades, como passeios pedestres e de bicicleta, assim como várias opções de provas de vinhos.

Mais informações podem ser consultadas no site www.fontesouto.com.