No território do continente e ilhas, os municípios promovem atividades para assinalar as comemorações.
Os municípios que integram a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) aderiram à proposta de assinalar o 20º aniversário da elevação da gastronomia a bem imaterial do património cultural de Portugal.
Grande parte das atividades promovidas pelos municípios tem como objetivo contribuir para dinamizar a atividade da restauração e dos produtores vinícolas, incentivando os potenciais clientes através de ‘festivais’ gastronómicos a decorrer em restaurantes aderentes. Na Praia da Vitória, Açores, a imagem do cartaz das comemorações com o mote ‘Gastronomia e Vinho, porque ninguém é feliz sozinho’ é usado como ementa dos restaurantes que servem pratos regionais neste fim de semana.
A Câmara de Loures promove mesmo uma ida do executivo e quadros da autarquia a restaurantes do concelho aderentes ao Roteiro Gastronómico, no dia do aniversário (26), como ‘mensagem’ de confiança e incentivo.
Ainda nos restaurantes, são promovidas campanhas para apresentação de pratos regionais, harmonizações com vinhos locais e ofertas de descontos em colaboração com produtores de vinho. Em Tabuaço o desafio é ‘Prove o que é nosso’ e em Setúbal a rainha do prato é a sardinha.
Em Arcos de Valdevez é apresentado o ‘Espaço Vinhos & Sabores’ para promoção/degustação dos produtos dos Associados da AVVEZ – Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, onde não vão faltar os Charutos d’ovos e as Broinhas dos Arcos. Cantanhede promove visitas a um local de produção de Bolo de Ançã e em Rio maior há ‘Provas de Vinho & Sal’, no Posto de Turismo das salinas.
Em Pinhel, que ostenta o galardão de ‘Cidade do Vinho 2020/2021, o executivo incluiu no programa das comemorações o lançamento de vinho que assinala os 250 anos de Pinhel-Cidade Falcão. Para além disso, a autarquia vai oferecer neste fim de semana cavacas e vinhos locais a todos os hóspedes das unidades de alojamento.
Em Portalegre, a presidente da Câmara e o vereador do turismo vão, no domingo dia 26, ao Lar da Santa Casa da Misericórdia para homenagear, com a entrega de uma placa, um casal de empresários “pelo legado que deixaram à cidade, no sector da restauração ao longo do tempo, na gestão de cinco dos mais importantes Estabelecimentos de Restauração da cidade”, refere fonte do municípios.
Saiba mais em: www.ampv.pt
Foto de capa: Redondo Há Mesa – Fim de semana do Gaspacho
You must be logged in to post a comment.