//Anadia e o Vinho
pampilhosa da serra

Anadia e o Vinho

Anadia é “Terra de Paixões”, onde águas termais únicas cuidam o corpo, enquanto vinhos sublimes fascinam o espírito e enlevam os sentidos, convidando a descobrir outras sensações.

 

Concelho

Anadia fica situada no coração da Bairrada, região de “bem-viver”. Tem uma área de 217 km2 e perto de 30 mil habitantes.

 

Região

Pertence à Região Demarcada da Bairrada e integra a Associação Rota da Bairrada.

Em Anadia, como na Bairrada, a vinha e o vinho são ancestrais e, ao longo dos séculos, a produção de vinho não cessou de crescer, apesar de algumas severas contrariedades que chegaram a ameaçar a vitivinicultura da região.

 

Vinho

O final do século XIX foi um momento decisivo no percurso vitivinícola, quando alguns pioneiros vislumbraram a produção de vinhos espumantes, em Portugal, como uma oportunidade de negócio. Entre eles, lembramos José Luciano de Castro, ministro e presidente do Conselho de Ministros, e José M. Tavares da Silva, primeiro diretor da Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, atual Estação Vitivinícola da Bairrada.

Em Anadia, a casta Baga é rainha, acompanhada por Alfrocheiro-Preto, Bastardo, Cabernet Sauvignon, Castelão, Jaen, Merlot, Syrah e Touriga-Nacional, nos vinhos tintos, e Arinto, Bical, Cercial, Cercialinho, Chardonnay, Fernão Pires, e Rabo de Ovelha, nos vinhos brancos.

 

Gastronomia

O leitão assado à Bairrada é o rei, numa corte onde pontuam a chanfana, o cabrito assado, os negalhos, os rojões, as iscas, a cabidela de leitão, o arroz de miúdos, o bacalhau à prior… Os “Amores da Curia” e a “Barriga de Freira” satisfazem os mais gulosos.

 

Oferta Enoturística

 

Museu do Vinho da Bairrada

Museu municipal de Anadia, que divulga o ‘Percurso do Vinho’ e promove exposições temporárias, dedicadas a grandes artistas contemporâneos ou a temas associados ao vinho.

 

Caves e Adegas

Tradicionais ou modernas, revelam os segredos da vitivinicultura bairradina.

 

Aliança Undeground Museum

Museu subterrâneo, onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes, em comunhão com oito colecções artísticas expostas nas tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos.

 

Espaço Bairrada

O apeadeiro da Curia, projetado por Cottinelli Telmo, acolhe a sede da Rota da Bairrada, onde se divulgam e vendem produtos da marca Bairrada.

 

Feiras e Eventos

 

Feira do Vinho e da Vinha de Anadia

Espaço de negócios, de espectáculos e de encontro de apreciadores de vinho e de produtos da Bairrada (Anadia/junho).

 

Aqui na Bairrada – Beber e Saborear

Mostra de vinhos e gastronomia, com degustações livres, provas comentadas e jantares temáticos. Divulgação do enoturismo, turismo termal, hotelaria e restauração (Anadia, Lisboa e Porto/setembro).

 

Feira Medieval de Anadia

Viagem ao passado para homenagear o vinho e demais iguarias, e recriar os costumes e o espírito medievais, com animação permanente (Anadia/maio).

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV