//AMPV: Aniversário em Pinhel

AMPV: Aniversário em Pinhel

Cidade do Vinho 2020/22 ‘recebe’ aniversário da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) “viaja” até Pinhel – Cidade do Vinho 2020-2022 na próxima sexta-feira, 30 de abril, para celebrar o seu 14º aniversário.
No dia 30 de abril os presidentes de Câmara convidados, e que integram os órgãos sociais da AMPV, reúnem-se no Auditório do Município de Pinhel.

Às 18h00 decorre em direto do Largo Ministro Duarte Pacheco o programa ‘Viagens de Baco’ – uma produção da AMPV e que neste dia de comemorações irá centrar-se na Cidade do Vinho 2020-2022, mas também, como não poderia deixar de ser, na ação e nos projetos desenvolvidos pela AMPV ao longo destes 14 anos de atividade.

O programa será emitido em direto nas páginas de Facebook da AMPV e do Município de Pinhel.

Para além da intervenção do presidente do município anfitrião, autarcas que integram os corpos sociais da AMPV e outros convidados, a referida emissão web contará também com momentos musicais e de teatro, assegurados por artistas daquele município do distrito da Guarda.

As comemorações estendem-se até ao dia seguinte, sábado, com visita ao Centro Histórico de Pinhel, um “Pinhel de Honra” no Auditório Exterior do Centro Histórico e um almoço.

AMPV
Com cerca de uma centena de municípios associados, no continente e ilhas, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi criada a 30 de abril de 2007 e apresenta-se como porta-voz de todos os municípios com vincada tradição vitivinícola.
Desenvolve ações e atividades de interesse comum a todos os seus municípios associados a nível local, nacional e europeu e tem como missão a afirmação da identidade histórico-cultural, patrimonial, económica e social dos municípios portugueses e dos territórios ligados à produção de vinhos de qualidade.
Entre os seus objetivos estratégicos está a valorização do potencial endógeno dos territórios cuja economia, cultura e identidade histórica estão fortemente associadas ao vinho.
A AMPV tem atualmente parceria com entidades como a Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho; Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP); Ametur – Associação Mundial de Enoturismo; Iter Vitis – Os Caminhos da Vinha foi reconhecido como Itinerário Cultural pelo Conselho da Europa; Retecork – Rede Europeia de Territórios Corticeiros; Federação Portuguesa de Turismo Rural