//Alpiarça e o Vinho
alpiarça

Alpiarça e o Vinho

Alpiarça é um concelho com invejáveis potencialidades para a produção de vinhos de excelência. Integra uma região onde a história do povo se faz ao sabor do vinho. Durante décadas a vinha ocupou a quase totalidade dos solos agrícolas disponíveis.

 

Concelho

Situa-se na margem esquerda do Rio Tejo, Alpiarça tem uma área de cerca de 94 km2 e uma população de 7711 habitantes.

 

Região

Pertence à região vitivinícola do Tejo e possui duas zonas distintas: o campo ou lezíria e a charneca.

 

Vinho

De clima marcadamente mediterrânico, com o Tejo por perto, Alpiarça é um concelho com potencial para a produção de vinhos de excelência, apreciado por muitos, e que motivam a conquista de prémios e distinções a nível nacional e internacional.

A importância desta cultura ainda hoje se reflete no rico património edificado, que integra casas agrícolas e adegas, tipicamente ribatejanas, que dão a conhecer a tradição vinícola e os seus vinhos, potenciando a emergente importância do enoturismo enquanto setor estratégico.

A promoção dos recursos turísticos existentes, e a valorização do que de mais singular e único cada concelho tem para oferecer, reforça a necessidade de harmonizar a riqueza da gastronomia com o enoturismo, que se revela como importante setor de valorização de um produto com tradição como o vinho e a vinha.

Destaque para os seus vinhos brancos, que provém, essencialmente das castas Fernão Pires e Arinto, Alpiarça tem também vinhos tintos de qualidade, provenientes das castas Merlot, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Syrah.

 

Gastronomia

Carneiro à moda de Alpiarça e miga fervida. Na doçaria temos os SS’s de amêndoa, os Patudos ou Pão de Ló. De destacar o Melão Manuel António, variedade exclusiva deste concelho.

 

Oferta Enoturística

 

Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça

Antiga residência de José Relvas, grande impulsionador da República em Portugal. Pensada pelo famoso arquiteto Raul Lino, a Casa dos Patudos é mais do que uma obra de arte de arquitetura! Aqui estão reunidas importantes coleções de pintura, escultura, azulejaria, porcelana, tapeçaria e mobiliário.

 

Complexo Turístico dos Patudos

Neste espaço é possível um contacto privilegiado com a natureza, um local de ambiente puro e descontraído, de descanso, fruição e contemplação. Aqui pode visitar e usufruir de espaços como a Albufeira dos Patudos, importante espelho de água deste concelho, a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia, o Parque de Campismo, as Piscinas Municipais e os demais equipamentos desportivos que aí se localizam.

 

Gastronomia e Enoturismo

A arte de bem cuidar e tratar fazem de Alpiarça um local onde os sabores mais fortes imploram pelos sabores mais doces. Na descoberta destes sabores não poderá partir sem se deliciar com as iguarias gastronómicas que este concelho oferece em harmonia com os vinhos, de aromas e paladares inigualáveis.

 

Feiras e Eventos

 

Festival do Melão

Realiza-se no último fim de semana do mês de julho, lado a lado com o Mercado da Fruta, com uma deslumbrante paisagem, proporcionada pela Vala Real de Alpiarça.

 

ALPIAGRA – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

Este certame realiza-se durante o mês de setembro, e tem uma forte expressão no concelho e na região, quer pela sua antiguidade e representatividade, quer pelo objetivo que o distingue, procurando, essencialmente mostrar o que de melhor se produz em Alpiarça, desde a agricultura, artesanato, vitivinicultura, gastronomia, entre outros setores.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV