Michelle Obama criticou a decisão de Donald Trump de reverter a medida que obrigava as escolas a servirem almoços saudáveis nas cantinas.
A ex-primeira dama dos Estados Unidos disse que Trump “não quer saber da saúde das crianças” e lançou o desafio: “Pensem por que motivo, alguém não se importa que os vossos filhos comam porcaria”, disse Michelle, durante uma conferência sobre saúde em Washington.
Recorde-se que Michelle Obama quando esteve na Casa Branca deu a cara por campanhas que promoviam a saúde, nomeadamente a saúde infantil e a luta contra a obesidade, conseguindo com esta intervenção que as escolas públicas servissem pratos com baixos níveis de sódio e mais cereais integrais.
Mas Donald Trump anulou esta medida no início de maio e, de acordo com o The Guardian, durante a sua intervenção, a ex-primeira dama, sem referir o nome de Trump disse: “Nós temos muito trabalho pela frente, com certeza, mas temos de garantir que não deixamos que ninguém nos empurre para trás”. E perguntou: “Porque não queres que os nossos filhos tenham comida saudável na escola? Qual é o teu problema”.
Michelle pediu às mães que a oiçam, mesmo que não gostem dela porque se trata de um assunto que não é partidário nem politico dizendo:
“Tirem-me da equação. Gostem de mim, não gostem de mim, mas pensem por que motivo alguém não se importa que os vossos filhos comam porcaria”, disse rematando em tom de desafio: Não se metam com as nossas crianças”.
O secretário da agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, veio em defesa de Trump dizendo que as medidas de controlo alimentar nas escolas foram revogadas porque as crianças não comiam o que lhes era servido, escreve o jornal The Guardian.