//‘Alkimya’ é o melhor restaurante da Beira Interior
Beira Interior

‘Alkimya’ é o melhor restaurante da Beira Interior

Na segunda edição do concurso Beira Interior Gourmet, o restaurante ‘Alkimya’ foi o grande vencedor. 

A distinção de ‘Melhor Restaurante’ foi conquistada graças ao menu especialmente preparado para esta competição. Massa mãe, faisão e cenoura assada, acompanhada com Almeida Garrett Beira Interior DOC, Chardonnay, Branco 2019 (entrada), Bacalhau, texturas de grão e ovo, na companhia de Talabara 2016 Beira Interior DOC, Premium Edition, Tinto 2011 (prato principal), e Cerejas da Beira, queijo de ovelha biológico e frutos secos servidos com Beira, Beira Interior DOC, Moscatel Galego, Branco 2019 (sobremesa) foram os pratos e respetivas harmonizações do restaurante da Covilhã. 

Beira Interior

Com estas propostas, o ‘Alkimya’ bateu dezenas de outros restaurantes da região, que participaram neste concurso promovido pela Comissão Vitivinícola da Beira Interior.

O ‘Alkimya restaurante’ aposta num conceito de recuperação de pratos tradicionais e na utilização de produtos endógenos revisitado pela criatividade do seu chef. A equipa leva muito a sério a sustentabilidade e, por isso, não são usados plásticos, a iluminação é toda LED e 80% da matéria-prima utilizada no negócio é produzida num raio de 40 km do restaurante. Para além do menu de Peixe e Carne existe um menu Vegetariano (oferta rara na Região). 

 Este restaurante nasceu da vontade de um casal de fazer diferente e arriscar. Os proprietários decidiram revolucionar a lógica de restauração da Covilhã, inaugurando na zona histórica da cidade um restaurante-bar que promete juntar à boa comida os melhores vinhos e a mais animada tertúlia. Como o nome indica, aqui tudo se experimenta, tudo se mistura, tudo se vive: gastronomia, história e cultura à mesa da Covilhã num projeto ambicioso e inovador.

O casal de empresários da região, Jorge Pessoa e Elga Correia desafiaram o Chef Flávio Silva, cuja pegada na cozinha portuguesa passa pela constante conjugação dos produtos endógenos da gastronomia regional à contemporaneidade e sofisticação, fazendo nascer um conjunto de pratos que alia a melhor memória gustativa ao património afetivo de quem os experimenta.

A equipa do Chef é jovem, formada por profissionais recém-formados na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e na carta do restaurante podem ser encontrados pratos como Javali e feijoca, Arroz de Carqueja, Filete de truta com puré de cherovia e azeite de citrinos, café biológico e bebidas regionais e vinhos e sobremesas assentes nas tradições locais como as papas de carolo e o crumble de Pêra Rocha com vinho do Porto. Como alternativa, os clientes podem também optar pelo menu vegetariano que marca a diferença por ser uma oferta muito rara na região.

 

Imagem Capa: https://www.thefork.pt/