//‘Alimentar’ sonhos em Moçambique
alimentar sonhos em moçambique

‘Alimentar’ sonhos em Moçambique

A campanha de Natal ‘Alimentar sonhos em Moçambique’, promovida pela ONGD Oikos-Cooperação e Desenvolvimento, tem como objetivo fomentar a autonomia e a prosperidade das famílias dando continuidade ao trabalho da Oikos em Moçambique nos eixos terra e mar, apoiando famílias de pequenos pescadores e agricultores.

Ao apoiar esta campanha poderá contribuir para várias causas que vão desde o desenvolvimento escolar de crianças órfãs, ao contributo para capacitação das comunidades carenciadas de agricultores ou pescadores, passando por fornecer materiais de pesca e contribuir para compra de embarcações e materiais de cultivo.

O povo moçambicano não tem tréguas. Níveis de pobreza extrema muito elevados, fortemente afetado por desastres naturais e conflitos armados que têm eliminado e separado milhões de famílias. A Oikos tem tido desde sempre presença nas zonas costeiras de Moçambique, onde moram sobretudo, as famílias mais pobres. As que mais sofrem com desastres naturais, as que sobrevivem de uma pesca muito precária e onde a prática da agricultura é rudimentar e de subsistência.

Desde a catástrofe do ciclone Idai que a Oikos tem vindo a apoiar na reconstrução do país trabalhando na área da segurança alimentar, fazendo muito mais do que alimentar a população, alimenta os sonhos de 1,2 milhões de pessoas ensinado a cultivar, pescar, gerir e comercializar! Moçambique é o país onde a Oikos tem presença mais longa e permanente, onde há mais de 30 anos trabalha pelo combate à fome, pela redução da pobreza e criação de melhorias de vida sustentáveis.

Sendo a segurança alimentar uma prioridade, a terra e o mar são grandes áreas de trabalho da Oikos. Este organismo apoia as famílias de agricultores e de pescadores com matéria-prima, equipamento, formação e acompanhamento constante e apoiamos a criação de novas fontes de rendimento baseadas nos recursos naturais. A agricultura e pesca sustentável podem e devem ser uma verdadeira fonte de sustento para as famílias.

Giving Tuesday e a Campanha ‘Alimentar Sonhos em Moçambique’

O Giving Tuesday surge de uma ideia muito simples: incentivar a doação a instituições em todo o mundo, pelo menos um dia por ano. Este é um dia em que o mundo inteiro se une para doar e surgiu por contraposição ao ‘Black Friday’ e ‘Cyber Monday’. Dia 30 de Novembro a Oikos junta-se a milhões de pessoas no mundo inteiro num ato único de solidariedade. A Campanha com o mote ‘Alimentar sonhos em Moçambique’ pretende dar continuidade à campanha #semearmoçambique.

Escolha uma das formas de ajuda.

  • Doar: faça um donativo para esta causa, com possibilidade de receber e-vouchers de oferta e servirem de presentes solidários.
  • Comprar: adquira um produto da Oikos para oferecer presentes de Natal com mais simbolismo!
  • Passe-a-palavra: passar a palavra é mais importante do que possa imaginar. Acompanhe a Oikos no nosso site e redes sociais – Facebook, Instagram, LindedIn.

Junte-se à Oikos em: https://www.oikos.pt/donate/

Oikos – Cooperação e Desenvolvimento

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento portuguesa, voltada para o Mundo.