//Alijó – ‘Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos’
alijó

Alijó – ‘Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos’

Provas de ‘vinhos dos altos’, harmonizações, expositores de gastronomia e produtos locais, sessões de show cooking dedicadas a tapas e petiscos, pratos regionais e cocktails com Moscatel irão compor a programação ‘Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos’ em Alijó.

O Município de Alijó regressa aos eventos de promoção do território com a ‘Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos’, que se irá realizar de 17 a 19 de junho, no Parque da Vila de Alijó.

A Feira irá contar com a presença de cerca de meia centena de produtores que vão promover os ‘Vinhos dos Altos’, produzidos em cotas mais altas, entre os 500 e 700 metros de altitude, situadas no Planalto do Concelho de Alijó. Estes são vinhos distintos, mais frescos e aromáticos, de qualidade superior, que complementam a excelente oferta produzida nas encostas do Douro a cotas mais baixas e cuja excelência já é reconhecida pelo consumidor no mercado mundial.

Durante o evento, os visitantes poderão adquirir um copo de vidro para provar os vinhos em exposição. O certame associa a promoção dos vinhos à gastronomia, promovendo harmonizações de vinhos tintos e brancos – comentadas por especialistas – com sessões de showcooking dedicadas a tapas e petiscos. As provas podem ser acompanhados com um copo de vinho, pratos regionais e cocktails com Moscatel, outro dos ex-libris do Concelho de Alijó.

O programa inclui o Concurso ‘Escolha de Imprensa’ que irá selecionar os melhores ‘Vinhos dos Altos’. Esta atividade terá lugar no Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho, no dia 18, a partir das 9 horas. Também durante a manhã deste dia, será promovida uma demonstração de equipamentos de viticultura, na Quinta da Granja, às 10 horas.

Estarão presentes expositores de Gastronomia e Produtos Locais, nomeadamente Pão, Azeite e Fumeiro, entre outros, para além de uma zona de restauração típica, onde será possível provar petiscos da região. O Concello de Carballiño, localidade espanhola geminada com o Município de Alijó, marcará presença com o típico Polvo da Galiza. Em paralelo, o programa está repleto de momentos de animação para acompanhar um copo de vinho e um petisco

A animação ficará a cargo da banda ‘Os Quatro e Meia’ e do ‘DJ Pantaleão’, no dia 17, e da cantora Carolina Deslandes e a DJ Rita Mendes, no dia 18. No último dia da Feira, o artista FF sobe ao palco com a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, num espetáculo que acabará com um Arraial com Fogo-de-Artifício.

Consulte aqui o programa completo: https://www.cm-alijo.pt/vinhos-e-sabores-dos-altos