//Alheira para mais de mil pessoas a dois euros
Alheira

Alheira para mais de mil pessoas a dois euros

Festival do enchido de fumeiro, eleito como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, acontece a 2 de abril, mas as inscrições nos restaurantes já começam.

Almoçar um prato de alheira de Mirandela IGP, com bebida e café incluído, por apenas dois euros num restaurante do concelho mirandelense? Sim, é possível e será uma realidade para, calcula-se, mais de 1200 pessoas, no próximo dia 2 de abril.

O Festival da Alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida) é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela, entidade gestora deste enchido de fumeiro eleito em 2011 como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa e as reservas para os 41 restaurantes aderentes ao Festival da Alheira de Mirandela IGP já começaram.

Em 2021, devido aos constrangimentos da pandemia, o festival aconteceu em modo take away, mas este ano a degustação do prato de alheira poderá ser feito da melhor forma: presencialmente nos restaurantes.

Os cinco produtores de alheira de Mirandela IGP oferecem aos 41 restaurantes aderentes um total de 1230 alheiras, 30 a cada restaurante que recebe, por refeição, um total de sete euros. Quem almoça paga dois euros e a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Mirandela) comparticipa os restantes cinco euros.

O presidente da direção da ACIM, Vítor Borges, adianta que a intenção é “promover o produto ex-libris do concelho, apoiar o setor da restauração, mas também proporcionar às pessoas momentos de convívio que tanta falta fazem depois de mais de dois anos de restrições devido à pandemia.”

Vítor Borges explica ainda que “A ideia inicial até era fazer o festival na praça do mercado da cidade, mas acabamos por não o fazer, porque iríamos concentrar no espaço mais de mil pessoas e ainda não é a altura ideal porque a pandemia ainda não acabou.”

O Festival da Alheira de Mirandela IGP (Indicação Geográfica Protegida) é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela, entidade gestora deste enchido de fumeiro eleito em 2011 como uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.

A ACIM disponibiliza dois números de telefone, para as inscrições nos restaurantes aderentes: 924 398 103 e 924 398 112.

 

Alheira de Mirandela IGP

A Alheira de Mirandela IGP é um enchido fumado em forma de ferradura, de cor castanho-amarelada, com aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro, e peso compreendido entre 150 e 200 g. É obtida a partir de carne de porco de raça Bisara (ou do seu cruzamento com outras raças, desde que com 50% de raça Bísara), carne de aves, carne de animais de caça (facultativo), pão regional de trigo, banha de porco e azeite de Trás-os-Montes DOP, ou similar, condimentados com sal, alho e colorau. O interior apresenta uma textura heterogénea e é constituído por uma pasta fina e grumosa, na qual se apercebem pedaços de carnes desfiadas.

O clima da região, as técnicas de fabrico da Alheira de Mirandela relacionam-se com o uso do pão regional de trigo, amassado e cozido especialmente para a Alheira de Mirandela IGP, cujo segredo de fabrico permaneceu inalterado ao longo de gerações de padeiros transmontanos, o seu aroma e paladar levemente fumado, o seu sabor a alho e a azeite picante e frutado do azeite utilizado e a textura heterogénea da massa onde são bem visíveis os pedaços de carne, fazem com que este enchido se distinga dos seus congéneres. Também os condimentos utilizados e o tempo de fumagem e maturação conferem a cor, o sabor e o aroma característicos da Alheira de Mirandela IGP que a tornam distinta.

Fonte: https://tradicional.dgadr.gov.pt/pt/