//‘Algu do Sabugal’, a nova marca de produtos endógenos
algu do sabugal

‘Algu do Sabugal’, a nova marca de produtos endógenos

‘Algu do Sabugal’, marca de produtos locais, é a mais recente aposta da Câmara do Sabugal para promover os produtos endógenos do município raiano.

Desde a castanha, passando pelo mel, pelas amoras silvestres e queijos, até aos enchidos (sobretudo, o bucho, pela singularidade da carne do porco, forma de o cevar e pela tradição e técnica de o confecionar), o Sabugal é rico em produtos de excelência.

Apresentada no âmbito da ‘III Feira do Touro e do Cavalo’, que decorreu no Soito, a insígnia ‘Algu do Sabugal’, marca de produtos locais, encontra-se ainda numa fase embrionária e o seu principal objetivo passa por representar esta qualidade.

Segundo Vítor Proença, presidente da autarquia a mesma “foi criada para que sirva de chapéu para a criação de um selo de qualidade e irá abranger uma série de produtos da região.”

O edil realça a importância das carnes como “um dos principais focos da marca, sendo o Sabugal um concelho de produção de carne de excelência.” No entanto, ‘Algu do Sabugal’ servirá também para promover produtos como o artesanato, o bracejo, mel e a castanha.

Esta é uma iniciativa da Câmara sabugalense e conta numa primeira fase com uma parceria confirmada com a empresa multinacional de carnes ‘Campicarn’.

Esta será a primeira fase. Para Vítor Proença, “Numa segunda, fase pretende-se uma estruturação da marca, incluindo a criação de protocolos com outras entidades para chegar ao mercado nacional e, mais tarde, internacional.”

Segundo o autarca, “A nova marca raiana pretende ser um motor de atração de investimento, inovação, turismo, pessoas e comércio, sendo o seu principal objetivo a dinamização da competitividade económica e a atração de visitantes ao município.”

Vítor Proença afirmou que a ‘Algu do Sabugal’ estrará disponível ao público quando “devidamente estruturada”, estimando que o lançamento no mercado possa ocorrer para o final do ano.