Rota do Petisco, em 9ª edição, conta com mais de 250 restaurantes em vários pontos do território algarvio.
Entre 24 de abril e 26 de maio de 2019 esta iniciativa da associação ‘Teia d’Impulsos’ vai colocar em destaque os produtos locais e as tradições gastronómica da região do Algarve, com propostas de menus para degustação de petiscos e doces regionais entre 2 e 3 euros com bebida.
Luís Brito, dirigente da associação, revela que se trata de “um evento de celebração dos saberes e sabores algarvios, reinventados para este evento” que tem, entre outros, o objetivo de contribuir para aumentar a dinâmica da região “fora da época alta”.
A participação na Rota do Petisco implica a aquisição de um passaporte que custa 1,5 € e cuja receita reverte integralmente a favor de “diferentes projetos sociais locais’, informou a organização. Para o gastrónomo a vantagem é que a cada restaurante visitado é registado um carimbo e, ao fim de 12, o seu portador habilita-se a prémios, que serão sorteados no final do evento.
Entre os participantes na rota algarvia este ano encontram-se, conforme destaca a organização comunicado, a Pousada de Sagres; o Hotel Tivoli ou o Mar d’Estórias em Lagos; o Faina Museu, a Taberna de Portimão ou o Maria do Mar em Portimão; o Recanto dos Mouros em Silves, o Come na Gaveta e o Água Salgada em Tavira; o WAX ou o Chalavar de Faro.
O roteiro inclui uma “ementa de autor” – a Rota dos Chefes –, com “pratos confeccionados por alguns dos mais conceituados chefes da região”, destacando-se aqui Megan Melling (Mar d’Estórias), José Moura (Tivoli Lagos) ou Nuno Martins (Restaurante Vista Rio – Aguahotels Riverside), com os mesmos preços.
Lista completa dos restaurantes aderentes e outras informações em: http://rotadopetisco.com