Albufeira teve destaque em diversas situações, entre as quais, na apresentação conjunta do aspirante a ‘Geoparque Algarvensis’ e a apresentação da ‘Nautical Portugal’.
Albufeira voltou a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. A ‘capital do turismo’ ficou no Stand do Algarve, que estreou este ano um stand mais tecnológico com cerca de 700 metros quadrados, onde estiveram representados os 16 municípios da região e 18 unidades hoteleiras e operadores turísticos.
Para além da normal participação, Albufeira teve destaque em diversas situações, entre as quais, na apresentação conjunta do aspirante a ‘Geoparque Algarvensis’, que decorreu no dia 16 de março.
Outro momento alto da participação de Albufeira neste evento prendeu-se à apresentação da ‘Nautical Portugal’, com a Estação Náutica de Albufeira.
A Estação Náutica de Albufeira (ENA) assumir-se-á como uma plataforma de interação, com o objetivo de promover a cooperação entre municípios, empresas de serviços náuticos e empresas turísticas, entre o sector público e o sector privado. Deste modo, a ENA procurará uma otimização dos recursos naturais, infraestruturas e equipamentos existentes no território, para oferecer aos visitantes, turistas, população residente e a todos os praticantes da náutica de recreio, um conjunto de experiências e propostas organizadas e a funcionar em rede.
Por fim, unidos em torno da cultura do vinho e sob o mote Algarve Golden Terroir, os Municípios de Albufeira, Lagoa, Lagos e Silves, apresentaram no dia 17 de março, a candidatura conjunta a ‘Cidade Europeia do Vinho 2023’.
Geoparque Algarvensis – Mais um Geoparque Português?
O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira a Geoparque Mundial da UNESCO é uma área territorial com limites bem definidos, que possuindo um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional, alia uma estratégia de geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, à promoção de um desenvolvimento socioeconómico sustentável baseado em atividades de geoturismo, envolvendo as comunidades locais, contribuindo para a valorização e promoção dos produtos locais.
Oficializado em 2019 como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO junto da Comissão Nacional da UNESCO, é membro observador no Fórum Português de Geoparques, tendo iniciado de imediato um trabalho de sensibilização junto das populações locais sobre o conceito de Geoparque em todo o seu território, estando a preparar o dossier de formalização da respetiva candidatura à rede Mundial de Geoparques da UNESCO.
O aspirante Geoparque Algarvensis é um território identitário, inspirador, transformador, de pertença, que convida a visitar, fixar e investir, de forma consciente e em harmonia com os valores naturais e culturais presentes.
O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira tem por objetivo ser um elo potenciador de uma maior valorização e promoção do património local e regional a nível internacional, pretendendo acima de tudo, contribuir para a preservação do seu património geológico e cultural, assim como criar as condições para uma maior valorização do seu território.
Fonte: https://geoparquealgarvensis.pt/
You must be logged in to post a comment.