//Alentejo recebe Conferência Mundial de Enoturismo

Alentejo recebe Conferência Mundial de Enoturismo

‘Enoturismo – um motor para o desenvolvimento rural’ é o tema deste evento.

A 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo vai decorrer de 8 a 10 de setembro em Monsaraz, promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), Turismo de Portugal (TP) e Município de Reguengos de Monsaraz.

Portugal, através da Secretaria de Estado do Turismo, candidatou-se, em 2019, à organização desta 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo da OMT. Devido à pandemia de COVID-19 este evento foi sendo sucessivamente adiado, estando agora prevista a sua realização em formato híbrido, com uma componente presencial a partir do Alentejo.

Esta conferência conta com mais de 150 participantes presenciais e várias centenas online de cerca de 70 países e vai centrar-se no caminho para fazer do enoturismo um meio eficaz de desenvolvimento rural, mas também vai analisar a política, inovação, gestão de destinos, sustentabilidade e a saída da crise COVID-19 com exemplos práticos e inspiradores.

A sessão de abertura realiza-se na quinta-feira, dia 9 de setembro, às 10h, com a participação de José Calixto, Presidente do município anfitrião, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT, o Ministro Pedro Siza Vieira, Pau Roca, Diretor-Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e Vitor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo.

Neste dia têm lugar os seguintes painéis:

Às 11h50 ‘Enoturismo e desenvolvimento rural: porquê e como?’ e às 12h30 ‘O vinho combina com … inovação’. A partir das 15h a palestra ‘O futuro é hoje’ e às 15h15 o painel ‘Pessoas corajosas enfrentam desafios’. Às 16h a palestra ‘Uma Viagem pelo Enoturismo em Portugal’ e às 16h15 o painel ‘Juntar Vinhos com… Natureza’. ‘Destino Enoturismo’ tem início às 18h30.

No dia 10, às 10h, o painel ‘Pares de vinho com… Comida’ e às 10h45 a sessão ‘Dados, dados, dados … como entender melhor o enoturismo’. A cerimónia de encerramento da 5.ª Conferência Mundial de Enoturismo realiza-se a partir das 11h45.

Durante o vento far-se-á a apresentação do livro ‘The Wine Routes of the World’ e será assinado um memorando de entendimento para a criação do Conselho Estratégico Nacional – Programa de Ação Português para o Enoturismo.

Saiba mais em: https://www.winetourismconferenceonline.com/