Confraria convida os apreciadores da gastronomia e tradições do Alentejo, a participar num evento «confrádico» na bonita aldeia mineira.
A iniciativa é da «Confraria Saberes e Sabores no Lousal» e promete um dia com uma programação muito rica, diversificada e sobretudo saborosa.
O espaço onde tudo decorre insere-se no ambiente mineiro onde entre 1900 e 1988 se extraía pirites de cobre, com toda a vivência social de uma aldeia mineira. Os tempos mudaram, mas a ‘memória’ dos mineiros do Lousal continua, nomeadamente no Museu Mineiro.
E é aqui que a Confraria pretende reunir confrades e confreiras, e outros apreciadores das tradições e gastronomia do Alentejo para um dia de “Alentejo Confraterno” no qual não faltará o cante alentejano.
Importa referir que, para toda a programação e o apetitoso ‘repasto’ a comparticipação financeira é de apenas 22 €.
Para abrir o apetite, aqui fica a proposta gastronómica e o programa
Menú «O Alentejo à Mesa»
Bacalhau com pimentos, pataniscas de bacalhau, peixinhos da horta, favas com enchidos de porco preto, requeijão com orégãos, torresmos do rissol e azeitonas temperadas.
Sopa do Mineiro
Cação frito com feijão, arroz e salada verde
Cacahço de porco preto com batata doce em molho de alecrim
‘Pijama’ alentejano (sericaia, encharcada e lousalinho)
Café com licor de poejo ou de bolota
O programa para este dia alentejano é o seguinte
10 horas – Receção dos convidados com «mata-bicho» na Prosa Gulosa
10.40 – Boas Vindas no Auditória ‘Ciência Viva’
11.15 – Cerimónia de Entronização e entrega de menções honrosas no auditório ‘Ciência Viva’
12.30 – Prova de Azeites DOC
12.45 – Visita ao Centro ‘Ciência Viva’
13.15 – Visita ao Museu com prove de Vinhos Alentejanos
13.45 – Almoço no Armazém Central
Quem preferir, pode chegar ao Lousal na véspera, contactando – se necessário – a Confraria que fornecerá informações sobre as opções de dormida.
Contacto: 269 508 400 ou 925 458 496