Os terrenos férteis e propícios à produção de legumes e fruta transformaram esta área, ao longo dos séculos, na mais importante região pomícola do país. Alcobaça sempre foi terra de fartura, bem conhecida pelas suas frutas, pelos seus vinhos, pelos seus azeites e pelo seu pão.
Concelho
O vinho em Alcobaça tem origem monástica, obra dos monges da Ordem de Cister. As melhores vinhas de Alcobaça localizavam-se em Aljubarrota.
Região
A moldura de encostas e vales, fertilizada pela força das linhas de água e dos ventos da serra, fazem do Oeste um espaço de sensações únicas.
Vinho
O setor vitivinícola alcobacense está historicamente ligado ao trabalho desenvolvido pelos monges da Ordem de Cister. “O estabelecimento de uma abadia implicava a plantação de uma vinha para produzir o vinho da cerimónia eucarística e para fortalecer a dieta alimentar monástica”, explica o professor e historiador António Maduro.
As melhores vinhas dos coutos de Alcobaça localizavam-se em Aljubarrota onde as castas brancas predominaram até ao surgimento de uma praga de fungos (1852) que obrigou ao arranque das vinhas brancas e à plantação de uvas tintas. Duas décadas depois, uma praga de filoxera resulta num aumento de importação de castas francesas.
No início do século XX, destacavam-se quatro viticultores alcobacenses com marcas registadas. Nas décadas subsequentes, o setor começa a perder fulgor, começando a sobressair outras áreas agrícolas, nomeadamente a fruticultura. Atualmente tem-se assistido a uma renovação da vitivinicultura em Alcobaça, com a obtenção de vários prémios nacionais e internacionais.
Este forte ressurgimento dos vinhos de Alcobaça é fruto do trabalho efetuado essencialmente pela Adega de Alcobaça e pela Quinta dos Capuchos.
Gastronomia
Além da Maçã de Alcobaça, destacam-se o Frango na Púcara ou o Porco Malhado. Na doçaria conventual, as Delícias de Frei João, o Pudim de Ovos dos frades do Convento de Alcobaça, Queijadas do Bárrio ou as Cornucópias. Destaque para a tradicional Ginja de Óbidos.
Oferta Enoturística
Museu do Vinho de Alcobaça
Aqui reside a maior coleção nacional vitivinícola em contexto museológico. Encontramos na antiga Adega do Olival Fechado o mais genuíno e rico espaço dedicado ao tema do vinho em Portugal. Um santuário do vinho português que aloja o património histórico da Junta Nacional do Vinho
Adega de Alcobaça
Foi fundada a 23 de julho de 1956. Nos últimos anos, a sua produção tem vindo a ser reconhecida nacional e internacionalmente. A exportação representa cerca de 10% da sua produção, tendo como principais destinos China e Cabo Verde.
Granja de Cister
Alcobaça é conhecida pela qualidade do seu produto agrícola, facto que historicamente tem origem no trabalho desenvolvido pelos Monges Cistercienses. A Granja de Cister tem como objetivo a promoção e a divulgação da agricultura da região e dos seus produtos, projetando a sua qualidade e excelência.
Quinta dos Capuchos
Os 12 hectares de vinhas da Quinta dos Capuchos situam-se no troço Sul do Vale do Alcoa, na zona da Beira Serra dos Candeeiros, onde o clima e a influência atlântica oferecem excelentes condições de maturação.
Feiras e Eventos
Feira de São Bernardo
Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais
Feira de São Simão
Cistermúsica
Festival Books & Movies
In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV
You must be logged in to post a comment.