//Alcácer do Sal – Festas da Comporta
festas da comporta

Alcácer do Sal – Festas da Comporta

Alcácer do Sal apresenta uma gastronomia rica e baseada na trilogia mediterrânica que combina pão, azeite e vinho.

Desatacam-se também as ervas aromáticas e outros produtos da terra, como a carne de borrego, porco e caça, assim como o arroz, o pinhão e outras especialidades que sazonalmente nascem de forma espontânea pelos campos do concelho, como os espargos selvagens, as túbaras e as carrasquinhas.

A riqueza gastronómica desta região, reflete-se nos seus pratos típicos como o ensopado de enguias, migas de pão ou de batata, borrego assado no forno, coelho frito à S. Cristóvão, batatas de rebolão com entrecosto, ensopado de borrego, sopa de beldroegas, sopa de peixe, achigã grelhado e massa de peixe, feijão adubado e açorda (prato bastante diversificado que se pode comer com: azeitonas, bacalhau, uvas, figos, peixe frito, pescada, sardinhas assadas ou amêijoa).

Destacam-se ainda os produtos de confeção tradicional, como os enchidos e queijos de ovelha, que são bastante apreciados e a doçaria conventual. As suas receitas, algumas delas secretas, fazem as delícias dos visitantes: desde as pinhoadas, passando pela tarte de pinhão, os rebuçados de ovos, o bolo de mel, as queijadas de requeijão, os salatinos e o bolo real, até aos pastéis de feijão e amêndoa, a qualidade da matéria prima e a sabedoria dos confecionadores não deixa ninguém indiferente.

 

Rumo às Festas da Comporta!

Não é novidade que a aldeia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal, é ponto obrigatório de paragem no verão, mas de 29 a 31 de julho de 2022 haverá mais um motivo para ser visitada: o regresso das Festas da Comporta, que decorrerão no Largo do Mercado, entre as 20h e as 3h.

Showcooking, artesanato, romaria, tasquinhas, animação e divertimentos são algumas das propostas desta iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Comporta, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo.

Consulte aqui a programação: http://www.cm-alcacerdosal.pt/en/