//AHRESP cria Rede Nacional de Restaurantes
restaurantes

AHRESP cria Rede Nacional de Restaurantes

O ‘Programa Seleção Gastronomia e Vinhos’ tem como objetivo criar uma Rede Nacional de Restaurantes que sirva de referência para consumidores interessados em autenticidade, valorização, dignificação e salvaguarda da gastronomia regional e nacional.

Atualmente o setor da restauração assume grande relevância e existe em Portugal um grande desejo de incrementar a procura turística nas várias regiões do país. Assim sendo, torna-se fulcral requalificar a oferta existente, a partir de um referencial de qualidade para o setor.

A implementação do ‘Programa Seleção Gastronomia e Vinhos’ pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), vem responder a essa necessidade, pois constitui um instrumento determinante na orientação e defesa das expectativas dos consumidores, tendo surgido da vontade em afirmar o Património Gastronómico Português como Produto Turístico, convertendo-o num elemento diferenciador da oferta turística e transformando-o num verdadeiro produto estratégico e competitivo. Recorde-se que a gastronomia é património cultural de Portugal desde 2000.

O foco é colocado nos turistas e excursionistas que visitam o País, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto do setor. Tendo isto em consideração, a integração dos melhores estabelecimentos de restauração das várias regiões neste programa será um forte incentivo aos restantes estabelecimentos para que promovam uma oferta baseada na melhoria contínua dos seus serviços.

O ‘Programa Seleção Gastronomia e Vinhos’ tem, portanto, como principal objetivo a criação de uma Rede Nacional de Restaurantes que sirva de referência para consumidores interessados em autenticidade, bem como valorizar, dignificar e salvaguardar a gastronomia regional e nacional. Para além disso, a AHRESP pretende estimular a procura e o consumo de produtos regionais, tradicionais e qualificados, potenciando a economia, a agricultura e a cultura nacionais.

A associação fornece aos estabelecimentos aderentes uma placa e um diploma, que devem ser colocados em locais visíveis, no exterior e interior, do ‘Programa Seleção Gastronomia e Vinhos’, que os empresários podem utilizar para promoção e divulgação de iniciativas gastronómicas.

 

ahresp

 

Para aderir é necessário efetuar uma candidatura, sem custos, e esperar por uma visita anónima, na qual serão aferidos diversos parâmetros como as condições de higiene e segurança do estabelecimento, a formação profissional dos colaboradores, os requisitos de sustentabilidade e ambiente, bem como a valorização dos produtos endógenos. Fatores como a acessibilidade, a ementa e carta de vinhos, os tempos de espera, a qualidade de serviço, a conformidade da técnica culinária e das iguarias confecionadas, a execução culinária e o empratamento também serão tidos em conta.

Posteriormente à vista anónima, segue-se uma auditoria técnica ao restaurante, que dará origem a um relatório que identifica as não conformidades detetadas, e devem ser corrigidas, e as oportunidades de melhoria sugeridas. É igualmente enviado um parecer que conclui a realização da avaliação e informa sobre a integração imediata no programa ou sobre a necessidade de efetuar algumas correções, sem as quais não poderá ser possível a adesão.

Esta avaliação é realizada por técnicos qualificados e devidamente formados da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que só no final da refeição é que se identificam através de uma credencial emitida pela AHRESP.

O ‘Programa Seleção Gastronomia e Vinhos’ foi um dos cinco finalistas do PNT – Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Gastronómico e já foi implementado em Coimbra, Viseu, Cascais e nos Açores .O PNT é promovido pelo Expresso e pelo BPI – e conta com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner –, distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal.

A candidatura para pertencer ao ‘Programa Seleção Gastronomia e Vinhos’ pode ser efetuada no link baixo: https://ahresp.com/2019/09/formulario-gvinho/