//Águeda e o Vinho
águeda

Águeda e o Vinho

Águeda está inserida na região do país onde se concentram os grandes produtores de vinho espumante. Hoje o setor assume um papel importante no desenvolvimento económico e na identidade cultural da região.

 

Concelho

Tem uma área de 335,27 km2, uma população residente de 47 729 habitantes e localiza-se na região centro do país, fazendo parte da Sub-Região ‘Região de Aveiro’.

 

Região

Pertence à Rota da Bairrada, inserida na região vitivinícola da Bairrada e abrange a Denominação de Origem Controlada – DOC – Bairrada.

 

Vinho

Em Águeda é longa a tradição na produção e comércio de vinhos e espumantes que, resultado dos distintos prémios atribuídos a vinhos e espumantes produzidos no concelho, é reconhecida a nível nacional e internacional.

O setor vitivinícola, onde outrora pequenos produtores assumiam também um papel relevante, marca a história do concelho e da região, onde ainda hoje se encontram infraestruturas que outrora apoiavam estas produções. De referir o IVV – Instituto da Vinha e do Vinho – onde se encontram, bem preservados, elementos associados às diversas fases da transformação da uva.

Hoje o setor assume ainda um papel importante no desenvolvimento económico e na identidade cultural da região, onde crescem iniciativas ligadas ao enoturismo que proporcionam visitas guiadas às suas caves e parte dos terrenos, provas de vinhos e espumantes, entre outras.

Os espumantes, produzidos pelo método clássico ou de fermentação em garrafa poderão ser, quanto ao grau de doçura, Brutos, Secos ou Meio-Secos, sendo muito procurados como bebidas aperitivas ou a acompanhar a cozinha local.

 

Gastronomia

Na gastronomia, ganham destaque o leitão da Bairrada e os pastéis de Águeda. São ainda muito apreciados a lampantana, os rojões ou o coelho ‘à moda de Águeda’. É, também, possível encontrar unidades de alojamento local dedicadas ao enoturismo.

 

Oferta Enoturística

A oferta estende-se desde a maior lagoa natural da Península Ibérica e toda a sua biodiversidade, aos trilhos e veredas que, a pé ou de bicicleta, o levam a descobrir as encostas do Caramulo onde ainda hoje se vivem e respeitam tradições e cultura.

A cidade oferece uma zona ribeirinha que convida a passeios, zonas de comércio tradicional e inúmeros apontamentos de arte urbana que o levam a percorrer as ruas e pontos históricos.

Águeda encontra-se incluída na Rota Castanha da Região da Bairrada, mas existem outras ofertas no âmbito do enoturismo: oportunidades de visitas a caves e vinhas, eventos organizados entre vinhas e árvores de frutos, passando pelo contacto com animais de quinta, concertos em caves, provas de vinhos e espumantes, enriquecidos pela excelente gastronomia.

 

Feiras e Eventos

AgitÁgueda

O AgitÁgueda Art Festival é uma iniciativa do Município de Águeda que decorre no mês de julho. O evento oferece 23 dias de intensa programação com muitos espetáculos, animação de rua, DJ’s, performances, tasquinhas, atividades desportivas, o espaço Agitakids e o já célebre projeto das ruas dos chapéus coloridos, uma instalação artística de milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam pelas ruas da cidade.

 

Festa do Leitão

A Festa do Leitão, que decorre em simultâneo com a Mostra de Artesanato e Gastronomia de Águeda procura promover o leitão como iguaria gastronómica, oferecendo aos visitantes um conjunto de espetáculos musicais e de atividades culturais, desportivas e lúdicas.

 

Festas e romarias

Merecem destaque a Cerimónia do Sr. dos Passos (Águeda), a Romaria das Almas Santas da Areosa (Aguada de Cima), a Romaria dos Santos Mártires de Marrocos (Travassô), a Festa de S. Sebastião (Águeda), a Festa de Nossa Sr.ª da Saúde (Fermentelos), a Festa de S. Geraldo (Bolfiar), entre outras, marcadas pelas cerimónias religiosas, mas também animadas por arraiais.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV