//Agosto é mês de ‘Coração de Boi’

Agosto é mês de ‘Coração de Boi’

Um mês dedicado à ‘estrela do verão’ na mesa de restaurantes do Douro.

Devido à pandemia da Covid 19, a V edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, foi adiada para 2022. Contudo, a pandemia não conseguiu derrubar os horticultores desta região e o desejo de dar a conhecer o que de melhor nela se produz. Assim sendo, durante todo o mês de agosto, poderá encontrar a estrela do verão à mesa de restaurantes do Douro num autêntico festim do tomate.

Variedades de tomate há muitas, mas o Douro produz o melhor Tomate Coração de Boi de Portugal, segundo Celeste Pereira, líder da Greengrape e uma das mentoras do evento que afirma: “o Tomate Coração de Boi do Douro merece a fama que tem vindo a conquistar. A abundância de luz e as grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes”.
Este concurso tem vindo a dar um forte destaque a este fruto de excelência da região, colocando-o na boca de todos. Persistir significa também manter vivo este projeto de valorização do Tomate Coração de Boi do Douro.
Lançado em 2016, este concurso contou, desde a primeira hora, com a adesão das quintas da região numa iniciativa tem com principal objetivo despertar o interesse dos consumidores pela viagem gastronómica ao terroir de excelência desta variedade de tomate e valorizar a tradição das hortas do Douro, motivando horticultores e produtores de vinhos a manterem vivos aqueles pequenos oásis de biodiversidade, nos quais se inclui a produção de tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local.

O concurso que se realizará em 2022, voltará a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada. Até lá, vá deliciando o paladar e sirva-se de tomate em saladas ou em pratos especiais, à mesa de restaurantes de referência da região duriense.

Os 16 Restaurantes participantes, irão criar ementas especiais, dedicadas aos melhores tomates desta variedade, criados por agricultores do Douro. Algumas destas ementas são concebidas por conceituados enólogos como no caso das Migas de Tomate Coração de Boi com pataniscas de bacalhau e do Prato de Coração de Boi, uma entrada com o fruto, flor de sal e azeite do Douro, que o chefe estrelado Pedro Lemos assegura ter um “grande sucesso”.
O que não irá faltar neste festim, que promete ser uma verdadeira viagem gastronómica, serão os mais diversos pratos com o Tomate Coração de Boi em destaque: Desde pratos de peixe, como a Caldeirada de tamboril, mexilhão, carabineiro e tomate coração de boi do Douro aos águadinhos do Vale da Vilariça com Tomate Coração de Boi Douro. Mas o rei da festa estará presente também nos pratos de carne e vegetarianos, como Milhos no pote, costelinhas de javali em vinho tinto e tomate coração de boi, a Tiborna em pão de trigo espelta com tomate coração de boi do Douro, azeite de Ventozelo e ervas do jardim dos aromas, os bifes de tomate coração de boi Douro, azeite de Ventozelo, flor de Sal e tostas de pão de entre lenha, passando para a tarte de Tomate Coração de Boi Douro, cebola e orégãos e terminando nos Milhos de Tomate Coração de Boi Douro, com legumes da horta grelhados. O Tomate não escapa nem às versões mais’ modernas’, podendo ser encontrado também no Carpaccio de Tomate Coração de Boi com cebolinhas em xarope de limão e pimenta e ervas frescas, na Salada de Tomate Coração de Boi, pêssego e salsa e na sopa fria de Tomate Coração de Boi, queijo chevre e pesto do mesmo tomate.

Saiba mais em: https://www.facebook.com/TomateDouro
Fotos: Paulo Pereira