A Adega da região do Douro quer associar-se às comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.
Um dos argumentos para tal pretensão é o facto de já possuir a marca de vinhos “Fernão Magalhães”. O outro, que sustenta e reforça o primeiro, é a reivindicação de Sabrosa, no concelho de Vila Real, como local de nascimento do navegador.
Mas o objetivo da Adega da região do Douro é mesmo produzir o vinho oficial das comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, que arrancam em 2019 e deverão prolongar-se até 2022. O vinho chamar-se-á ‘Fernão Magalhães – 500 anos’ e o registo da marca já está feito.
O lançamento de um conjunto de vinhos especiais com aquela marca, que incluirá um tinto, um branco e um Porto, está apenas dependente das conversações, já em curso, com a Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação e com a Marinha Portuguesa.
Embora existam vozes discordantes quanto ao local de nascimento de Fernão de Magalhães, nomeadamente apontando a cidade do Porto, o concelho de Sabrosa desde há muito reivindica essa ‘paternidade’.
Para sublinhar esse facto, Sabrosa foi o local escolhido para a constituição formal da Associação Mundial Magalhânica (REMAM), que aconteceu no passado dia 12 de outubro e uniu cerca de três dezenas de associações nacionais e internacionais.
O objetivo anunciado é alavancar negócios e promover o turismo à escala global e à boleia do navegador Fernão de Magalhães.
Recorde-se que Fernão de Magalhães notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, entre 1519 e 1522, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.
You must be logged in to post a comment.