//Adega de Palmela recebe ‘reconhecimento’ e apresenta Moscatel

Adega de Palmela recebe ‘reconhecimento’ e apresenta Moscatel

No dia em que recebeu o Título de Reconhecimento de Organização de Produtores, a produtora vitivinícola apresentou o ‘Adega de Palmela Moscatel de Setúbal 10 anos’.

Com esta distinção a Adega de Palmela é a 2ª adega na região Lisboa e Vale do Tejo e a 1ª na região da Península de Setúbal a receber esta atribuição que reconhece o mérito e desempenho das organizações e associações de produtores na concentração da oferta e produção bem como no reforço da posição dos produtores na cadeia de valores reforçando desta forma vantagens competitivas no mercado nacional.

A Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, onde decorreu a cerimónia, recebeu mais de uma centena de convidados entre os quais, o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira e o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro.

O Presidente da Adega de Palmela (ADP), José Manuel Coutinho, perspetivou a relevância deste Título no futuro da ADP: “Este reconhecimento permite assegurar maior capacidade de investimento, através do acesso ao crédito, incluindo fundos comunitários, com uma majoração de 10%, melhoramento da cadeia de distribuição e comercialização.”

Adega de Palmela Moscatel de Setúbal 10 anos

A Adega Cooperativa de Palmela aproveitou a cerimónia para apresentar aquele que considera ser dos mais emblemáticos produtos da região de Setúbal, o Adega de Palmela Moscatel de Setúbal 10 anos.

Este Moscatel de qualidade “Superior” foi obtido a partir da fermentação de uvas Moscatel, interrompida através da adição de aguardente vínica, maceração pelicular durante um período mínimo de 5 meses. Neste lote foram usadas várias colheitas onde a mais recente tem pelo menos 10 anos. O Moscatel “Superior” envelheceu tranquilamente na cave da adega em barricas de carvalho usadas, próprias para o envelhecimento de aguardentes. Apresenta uma grande complexidade aromática evidenciando notas de frutos secos, nozes, figos e mel.

A Adega de Palmela conta actualmente com 300 associados que possuem uma área combinada de mil hectares de vinha cuja produção ultrapassa os 8 milhões de litros. A Adega é hoje uma unidade certificada que produz marcas reconhecidas a nível nacional e internacional, sendo estes produtos galardoados com medalhas de ouro, prata e bronze em diversos países.