//Açores querem promover laticínios e vinho em mercados externos

Açores querem promover laticínios e vinho em mercados externos

Os Açores preparam candidatura a fundos comunitários para campanha de promoção dos laticínios e vinho regionais nos Estados Unidos, Canadá e Macau.

João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas do arquipélago revelou que a região vai apresentar uma candidatura com o objetivo de promover os produtos lácteos e o vinho “porque entendemos que pode associar-se bem o vinho ao queijo, e pode ser também uma oportunidade, por via disso, de encontrarmos novos mercados”.

Segundo o governante, entre os mercados-alvo estão os Estados Unidos, Canadá e Macau, assinalando tratar-se de “uma oportunidade do ponto de vista da indústria encontrar novos mercados”, desafio que classificou de “extremamente importante” para valorizar os produtos lácteos produzidos na região. João Ponte esclareceu que “não faz sentido” esta promoção na Europa, dados os excedentes.

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita esclareceu que aproveitando e potenciando as ajudas da União Europeia,”podemos ter uma expectativa de que as indústrias possam vender mais e melhor, e que os agricultores possam beneficiar por essa razão da indústria mais capitalizada pela venda do produto”.

Eduardo Vasconcelos, representante da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios, sublinhou que há um desfasamento entre oferta e procura de leite, pelo que “tem de ser encontrada forma de o escoar noutros mercados”.

“As indústrias continuam a procurar mercados onde possam escoar mas, tratando-se de mercados de destino longínquos, envolvem verbas muito elevadas de investimento”, pelo que, “ter incentivos a essa promoção dos produtos é uma grande mais-valia”, referiu Eduardo Vasconcelos.

Lusa/Açoriano Oriental