//Açores: mais de 500 produtores de vinho

Açores: mais de 500 produtores de vinho

Entre 2012 e 2017 duplicou o número de produtores de vinho nos Açores.

A região autónoma conta atualmente com cerca de 40 vinhos certificados, dos quais uma dezena, são referentes a 2019.

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, referiu com satisfação o aumento do número de vinhos certificados nas ilhas com vitivinicultura e sublinhou o aumento no valor das uvas. Estes resultados devem-se, afirmou, a um “crescente e vigoroso espírito empreendedor e empresarial” que promoveu o aumento de produtores mas também da área cultivada, passando-se de 190 hectares em 2012 para cerca de mil hectares em produção de vinha certificada na atualidade.

Deste montante de hectares, tendo em conta o período em referência, 800 foram recuperados através do programa VITIS, que se destina a apoiar projetos de reestruturação e reconversão das vinhas.

O aproveitamento por parte dos viticultores dos apoios financeiros disponíveis no âmbito do programa VITIS, de que resultou a aplicação de 21 milhões de euros é uma das principais razões apontadas para o crescimento exponencial verificado.

O potencial que o setor tem para criar riqueza na região e ajudar nas exportações tem que ser aproveitado e por isso Vasco Cordeiro afirmou que “não podemos ficar por aqui” lembrando que foi já aberto um novo aviso, no âmbito do VITIS, que disponibiliza quatro milhões de euros para projetos de reconversão da vinha nas ilhas Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial, São Miguel e Santa Maria.

Recorde-se que está programado realizar a 18 e 19 de abril, na ilha do Pico, o primeiro Fórum da Vinha e do Vinho, que vai concentrar a produção, distribuição, enólogos e comunicação social especializada.

Fotos: CVR Açores