//Academia da Cerveja

Academia da Cerveja

Iniciativa dos Cervejeiros de Portugal propõe um conjunto de ações de formação.

A Cervejeiros de Portugal, associação que representa o setor cervejeiro nacional, acaba de lançar a Saber Cerveja-Academia da Cerveja, com um conjunto de ações de formação centradas no canal setor HORECA (HOtéis, REstaurantes, CAfés) que visa ampliar e democratizar o conhecimento sobre a Cerveja e a sua cultura, tanto na arte de saber servir uma cerveja, como na arte de saber recomendar uma cerveja conforme as diferentes ocasiões de consumo, nomeadamente no acompanhamento gastronómico, potenciando o nível de conhecimentos dos profissionais das empresas do canal setor HORECA, adequando-os às exigências do mercado e constante evolução das tendências.

A Academia da Cerveja é uma iniciativa dos Cervejeiros de Portugal em parceria com a APTCM – Associação Portuguesa dos Técnicos de Cerveja e Malte, responsável pelos conteúdos técnicos, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, responsável pela organização e logística das ações de formação junto dos profissionais do setor, e do Turismo de Portugal e respetivas Escolas de Hotelaria e Turismo, a quem caberá a certificação de cada ação de formação.
Destinado a profissionais das empresas do setor HORECA, o primeiro módulo do curso – Prata: Saber Servir Cerveja será via digital e irá decorrer durante os dias 25, 26 e 27 de janeiro. Para as ações de formação da Academia da Cerveja foi criada uma bolsa de formadores com um percurso de referência no mundo da Cerveja, composto por Beer Sommeliers acreditados e Cervejeiros a atuar no território nacional.

A Academia da Cerveja é composta por um conjunto de cursos teórico-práticos de curta-duração. No Módulo Prata – “Saber Servir Cerveja”, os formandos terão acesso a toda a informação sobre cerveja e serão capacitados de todas as regras e técnicas de um serviço de excelência. O curso é composto por 6 temas: A História da cerveja (1 hora), as Matérias primas e etapas principais do processo cervejeiro (2 horas), os Tipos de cerveja e os estilos que as distinguem (2 horas), Manusear e servir cerveja e Ritual de Serviço (1,5 horas), Prova / Estilos / principais off-flavours (2,5 horas) e o Exame final on-line.

Ao longo de 2021, a Cervejeiros de Portugal e a AHRESP irão anunciar as datas do Módulo Gold – “Saber Comunicar Cerveja”, que contará com todo apoio técnico-científico para respetivo aconselhamento e comunicação junto do cliente, e do Módulo Platina – “Saber recomendar Cerveja”, que irá ilustrar boas práticas no que respeita a harmonização de cerveja com a gastronomia ou degustação dos diferentes tipos de sabores.

Para mais informações consulte o site da AHRESP em https://ahresp.com/eventos/saber-cerveja/.