//A vida secreta da cozinha portuguesa

A vida secreta da cozinha portuguesa

Imperdível. Conta-nos como nasceram os pratos tradicionais portugueses e inclui 50 receitas.

Escabeche, pataniscas ou caldeirada. Cozido, tripas ou rojões. Caldo-verde, favas guisadas ou peixinhos da horta. Bolo-rei, arroz-doce ou rabanadas… Enfim, se é português, todos estes pratos lhe dizem certamente alguma coisa (ou muito!) e estão entre o que de mais tradicional se pode encontrar na cozinha do nosso país. Mas fará ideia de quando nasceram estas iguarias e em que livros ou manuscritos apareceram pela primeira vez?

Guida Cândido, especialista em História da Alimentação e autora premiada de duas obras de gastronomia fundamentais (Cinco Séculos à Mesa e Comer como Uma Rainha), vem revelar-nos neste seu novo livro ‘A vida secreta da cozinha portuguesa’, segredos muito bem guardados.

Sabia, por exemplo, que já se servia Marmelada no início do século XVI e que uma receita de Ovos-Moles figura no primeiro livro de cozinha impresso em Portugal? Que as Tripas à Moda do Porto estão num livro de 1715 e os famosos Pastéis de Nata tiveram um parente próximo pela mesma altura? Que o cozinheiro de D. José e D. Maria I já fazia Pão-de-Ló e que a Cabidela aparece num velho livro de mezinhas compilado por um frade?

 

Sobre a autora
Guida Cândido nasceu em Coimbra em 1975 e licenciou-se em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1997. Concluiu o Mestrado em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade pela mesma universidade em 2014 com a dissertação Comer como Uma Rainha: Estudo de Um Livro da Casa de D. Catarina de Áustria, que lhe valeu uma Bolsa de Mérito do Ensino Superior.
É investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra a equipa multidisciplinar DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia. Atualmente é bolseira de doutoramento FCT, frequentando o Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É autora de livros, dezenas de artigos científicos e publicações na sua área de investigação.
Neste momento encontra-se a desenvolver um projeto com o jornal Público intitulado «10 Livros de Culto da Cozinha Portuguesa».

Editora: Dom Quixote