//A tempura é de origem portuguesa
tempura

A tempura é de origem portuguesa

A tempura tornou-se parte da gastronomia japonesa, mas, a sua origem, remonta aos primeiros contactos estabelecidos com os portugueses, que entre trocas comercias e culturais, lhes deram a conhecer os peixinhos da horta.

Em 1543, três navegadores portugueses embarcaram num navio em direção a Macau, no entanto, antes de chegarem, atracaram na ilha de Tanegashima no sul do Japão e constataram que o país se encontrava em guerra civil. A partir daí, iniciaram-se as negociações entre Portugal e Japão, fortalecendo a presença portuguesa no país.

Se inicialmente as trocas estavam relacionadas com armamento, por motivos bélicos, rapidamente se incluiu outro tipo de bens, como sabão, tabaco, lã e comida.

Os peixinhos da horta, prato ‘humilde’, típico da gastronomia portuguesa, era frequentemente consumido durante a Quaresma, período em que a comunidade cristã pratica o jejum. A palavra ‘tempura’ surge do latim tempora que advém de ad tempora cuaresme, que faz referência a isso mesmo.

 

tempura

 

Até à data desta influência portuguesa na culinária japonesa, não era parte da sua cultura a utilização da fritura como método de confeção, embora em países vizinhos, fosse uma prática comum. Existia sim, uma forte tradição de optar por alimentos frescos e no seu estado natural.

Se os peixinhos da horta não são nada mais que feijão verde cozido envolto em polme e frito, os japoneses elevaram este prato a um nível quase ‘artístico’.

A partir do século XVIII, os japoneses experimentaram fritar peixe, marisco e vegetais inteiros, tornando a tempura como parte de sua própria cultura. Inicialmente era tida como uma preparação de ‘luxo’, porque o óleo era um ingrediente caro, só mais tarde, é que os japoneses passam a ter acesso mais facilitado a óleo vegetal e a óleo de gergelim.

 

tempura

 

A tempura japonesa era comercializada em barracas de comida e vendida em espetos, usualmente consumida entre refeições. Com o passar do tempo, as receitas de tempura foram- se refinando até surgirem restaurantes especializados neste tipo de pratos.

É um exemplo da influência que os portugueses tiveram no mundo e reforçam a ideia que estes contactos interculturais foram uma mais-valia para os países envolvidos. Portugal deixou uma herança culinária de alto valor pelo mundo e se no Japão influenciou a criação da tempura, em Goa apresentou a carne em vinha d´alhos e, a partir desta, os indianos criaram um prato que é hoje bastante popular, o vindalho.