//A nova marca ‘Queijos do Centro de Portugal’

A nova marca ‘Queijos do Centro de Portugal’

Nova marca 100% nacional homenageia os pastores e as técnicas ancestrais de pastorícia do Centro do país.

A Inovcluster, no âmbito do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro acaba de lançar uma nova marca, que através da criação de uma nova imagem identitária, pretende diferenciar os queijos DOP da Região Centro no mercado, contribuindo para a sua valorização e divulgação.

A nova marca foi apresentada no InovFood Summit’22, evento dedicado à inovação, à transição digital, à sustentabilidade e à valorização dos queijos DOP da Região Centro, que teve lugar no Centro de Cultura Contemporânea em Castelo Branco e contou com a presença de diversas personalidades, incluindo a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Criada pela Ivity Brand Corp, a nova marca ‘Queijos do Centro Portugal’, inspira-se em elementos culturais e icónicos de cada território criando uma distinção e identidade própria para os queijos DOP da Região Centro: o Queijo da Serra da Estrela DOP, Queijo da Beira Baixa DOP e Queijo Rabaçal DOP.

O objetivo é capacitar estas regiões para a preservação da tradicionalidade associada ao fabrico de queijo na região, mas também incentivar práticas que se refletirão num futuro mais sustentável e com mais respeito pelas artes e ofícios da cultura nacional.

“Inspirámo-nos no ambiente que envolve a produção destes queijos, verdadeiras relíquias guardadas do Centro do nosso país: na tradição, nos trajes, no ritmo lento da natureza, no amor à terra…por fim, mas não menos importante, a figura do Pastor, que surge destacada em toda a comunicação da marca. É com muito orgulho que, na Ivity, lançamos mais uma marca 100% portuguesa que tem como objetivo não deixar cair a tradição e enaltecer o que de melhor de faz em Portugal”, refere Carlos Coelho, Presidente da Ivity Brand Corp.

“O Futuro dos nossos queijos passará certamente pelo seu reconhecimento como produtos de qualidade diferenciada, produtos que são um legado histórico que é preciso manter e promove como únicos”. Queremos valorizar toda a fileira do Queijo, por um futuro capaz de produzir mais valor para o leite, mais valor para o queijeiro e mais valor para o consumidor que, fazendo parte desta história, será o verdadeiro impulsionador e disseminador da importância de saborear os queijos com DOP da Região Centro”, disse Patrícia Coelho, Presidente da Inovcluster.

As 15 entidades parceiras do programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tomaram este como um dos grandes desafios do projeto. A parceria foca-se agora na próxima etapa que será a eficiente implementação destas marcas no mercado, conseguindo uma boa adesão por parte dos produtores e consumidores.

Esta é uma iniciativa inserida no Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP na Região Centro”, Financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do FEDER.