//À mesa com gastronomia e literatura
literatura

À mesa com gastronomia e literatura

Nos dias 11 e 12 de junho gastronomia e literatura fundem-se nos restaurantes de Palmela.

A 2.ª edição da Mostra Gastronómica Literária ‘Pela Boca Entra a Literatura’ decorrerá nos dias 11 e 12 de junho, nos estabelecimentos de restauração aderentes do concelho de Palmela e será um convite para se sentar à mesa com gastronomia e literatura.

Tal como aconteceu na edição passada, estes dois mundos irão aliar-se em 16 estabelecimentos de restauração do concelho.

De forma criativa e saborosa, a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Palmela e a Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, no âmbito do programa de promoção gastronómica ‘Palmela – Experiências com Sabor!’, levará todo um imaginário literário para a mesa.

Das entradas, passando pelos pratos principais até às sobremesas, poderão ser degustados alguns pratos descobertos em referências literárias. Os livros que inspiraram as receitas, bem como os seus autores/as podem ser encontrados na Rede de Bibliotecas Públicas do concelho e estarão identificados na Mostra e em todos os restaurantes.

Serão vários os restaurantes cujos menus se inspiram em obras literárias, como por exemplo, o restaurante ‘3.ª Geração’, ‘O Bobo da Corte’, o Âncora & Serrano, etc.

Vejamos algumas das propostas:

Para o prato principal, o restaurante 3.ª Geração inspirou-se no livro ‘O homem que via passar os comboios’ de Georges Simenon, criador do celebérrimo comissário parisiense Jules Maigret, propondo um prato principal onde o coelho é rei. Para a sobremesa, o estabelecimento propõe o Pudim Rainha Ana, inspirado na obra literária ‘Ulisses’ de James Joyce, um pudim espesso feito com leite, ovos, baunilha e miolo de pão, aromatizado com casca de limão e coberto com geleia de framboesa.

O ‘Bobo da Corte’ pretende surpreender os visitantes com a sua paella antillaise, da obra ‘Cinco Quartos de Laranja’, de Joanne Harris e o ‘Café Duque’ servirá uma galinha frita com natas e cogumelos, inspirada em ‘As Aranhas Douradas’, de Rex Stout.

O Âncora & Serrano apresentará uma sopa de peixe com tostas, referenciada em ‘O Ano do Macaco’, de Patti Smith.

O evento ‘Pela Boca Entra a Literatura’ conta este ano com a presença de Alberto Manguel, para apresentação do ‘Livro de Receitas dos Lugares Imaginários’ (2021), num encontro que decorrerá dia 11 de junho, às 16h30, na Pousada do Castelo de Palmela.

Alberto Manguel, que experimenta e inventa receitas desde a adolescência, junta aqui as duas paixões, na certeza de que, como nos diz a literatura, desde “um elaborado banquete na Atlântida ao mais simples jantar na ilha de Robinson Crusoe, toda a comida é, na sua essência, uma prova da nossa humanidade comum”.

A iniciativa conta com os apoios da Livraria Culsete e da Pousada do Castelo de Palmela.

 

Alberto Manguel

Alberto Manguel (1948, Buenos Aires) cresceu em Telavive e na Argentina. Aos 16 anos trabalhava na livraria Pygmalion, em Buenos Aires, quando Jorge Luis Borges, escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino, lhe pediu que lesse para ele em sua casa. Foi leitor de Borges entre 1964 e 1968 e em 1968 mudou-se para a Europa.

Viveu em Espanha, França, Itália e Inglaterra, ganhando a vida como leitor e tradutor para várias editoras. Editou cerca de uma dezena de antologias de contos sobre temas tão díspares como o fantástico ou a literatura erótica.

É ensaísta, romancista premiado e autor de vários bestsellers internacionais, como ‘Dicionário de Lugares Imaginários’, ‘Uma História da Curiosidade’, ‘A Biblioteca à Noite’, ‘Embalando a Minha Biblioteca’, ‘Com Borges’, ‘Uma História da Leitura’ e ‘Um Diário de Leituras’ (publicados pela Tinta-da china entre 2013 e 2022). Publicou em Portugal, em estreia mundial, o ‘Livro de Receitas dos Lugares Imaginários’ e foi diretor da Biblioteca Nacional da Argentina entre 2016 e 2018. Recebeu o Prémio Formentor das Letras em 2017.

Atualmente vive em Lisboa, onde dirige uma biblioteca e o Centro de Estudos da História da Leitura.