Produtores de queijos japoneses pela primeira vez no ‘World Cheese Awards’,este ano em Itália.
Este ano o ‘World Cheese Awards’ irá bater todos os recordes, com 3 804 queijos a serem avaliados em Bérgamo a 18 de outubro, quando este concurso se realizar em Itália pela primeira vez. Com um aumento de 10% em relação ao recorde do ano passado, estas inscrições representarão mais países do que nunca e incluirão a participação de produtores de queijos japoneses pela primeira vez, depois de o Japão ter sido incluído no início deste ano na lista de países com autorização para exportar produtos lácteos para a UE.
As inscrições japonesas, que incluem queijos duros, moles, ‘azuis’, queijos artesanais ‘castanhos’, queijos de cabra e queijos fumados, juntar-se-ão às inscrições representantes de 42 países de seis continentes, que serão todos avaliados num único dia na Fiera de Bergamo (Feira de Bérgamo). Após a sessão de avaliação da manhã, em que serão decididos os prémios Bronze, Prata, Ouro e Super Ouro, a atribuição do prémio ao melhor dos melhores será debatida frente a uma audiência ao vivo, antes de o Queijo Campeão Mundial de 2019 ser anunciado a todo o mundo na WCA TV.
Este ano, o maior concurso exclusivamente de queijos do mundo será parte de uma celebração épica de tudo o que se refere a queijos em Bérgamo, com o festival anual FORME da cidade a expandir-se para incluir a totalmente nova feira internacional de laticínios, a B2Cheese (www.b2cheese.it). Também haverá um animado mercado de queijos no coração medieval de Bérgamo e os visitantes poderão mergulhar na ação do World Cheese Awards, com uma exposição gratuita de Queijos Campeões Mundiais no Palazzo della Ragione e bilhetes disponíveis para presenciarem a avaliação que se realizará ao vivo, bem como participar nas provas de degustação durante o fim de semana.
Na 32ª edição do concurso estraão presentes 260 juízes de 35 países diferentes, incluindo Barbados, Japão, Nova Zelândia e Rússia, que representam produtores de queijos, comerciantes de queijos, compradores, chefes e críticos gastronómicos.
O World Cheese Awards…
… é organizado pela Guild of Fine Food e acontece a 18 de outubro de 2019, fazendo parte integrante do festival FORME em Bérgamo, que decorrerá de quinta-feira, 17, a domingo, 20 de outubro.
Uma data marcada no calendário de todos os amantes de queijo, o World Cheese Awards tem vindo a reunir há mais de três décadas produtores de queijo, retalhistas, compradores, consumidores e críticos gastronómicos de todo o mundo, numa celebração da tradição, inovação e excelência do queijo. É o maior evento exclusivamente de queijos no mundo – iogurtes, natas, manteiga ou outros laticínios não podem participar – promovendo os melhores produtores de queijo do mundo, desde os pequenos artesãos aos pesos pesados mundiais.
Divididos em equipas de três ou de quatro pessoas, os juízes identificam os queijos que são dignos de uma medalha de bronze, de prata ou de ouro. Examinam a casca e o corpo do queijo, a sua cor, textura, consistência e, sobretudo, o seu sabor. Cada equipa nomeia em seguida um queijo excecional na sua mesa como queijo Super Gold. Estes queijos são os melhores do mundo e são avaliados uma segunda vez pelo Júri Supremo de 16 especialistas de renome internacional, dos quais cada um escolhe o queijo que quer promover na última rodada da avaliação. O Júri Supremo, que representa os quatro cantos do mundo, debate em seguida os 16 finalistas frente a uma audiência ao vivo de consumidores e de comerciantes, antes de escolher o Campeão Mundial de Queijo ao vivo na WCA TV.
You must be logged in to post a comment.