//3 de agosto é ‘Dia Internacional da Cerveja’

3 de agosto é ‘Dia Internacional da Cerveja’

A próxima sexta-feira, 3 de agosto, é um dia de comemoração especial para os apreciadores de cerveja.

A data é assinalada, desde 2007, na primeira sexta-feira de agosto e foi criada na Califórnia, por quatro amigos, grandes apreciadores desta bebida, sendo atualmente festejada em mais de 50 países.

É durante os meses mais quentes que se consome mais cerveja, mas a também conhecida como ‘loira’ é a bebida alcoólica anualmente mais consumida pelos portugueses.

Na Europa realizam-se vários festivais da cerveja, nomeadamente em países como a Alemanha onde, em Munique, se realiza a ‘Oktoberfest’, a festa de cerveja mais famosa do mundo que dura 16 dias, no mês de setembro. Ao meio dia do primeiro dia do evento, o presidente da câmara de Munique procede à tão aguardada abertura oficial do primeiro barril de cerveja.

A Oktoberfest teve início em 17 de outubro de 1810 como festa de casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, que ofereceram aos seus convidados comidas e bebidas típicas do estado da Baviera. Nestes mais de 200 anos de realização a festa da cerveja só foi interrompida por motivos como guerras e doenças. Apesar do nome, a Oktoberfest realiza-se atualmente em meados de setembro, quando chove pouco e não faz tanto frio.

Algumas curiosidades sobre a cerveja

– A cerveja é uma importante fonte de silício, um ingrediente essencial na dieta e que ajuda a melhorar a densidade mineral óssea.

-Os trabalhadores que participaram da construção das Pirâmides, no Egito, recebiam parte do salário em cerveja, já que a bebida fazia parte da dieta dos egípcios, à época.

– A cerveja mais forte do mundo tem 67,5% de álcool e chama-se Snake Venom. É uma cerveja extremamente forte, mas ainda assim muito saborosa.

– A cerveja mais cara do mundo é a Antarctic Nail Ale, produzida pela cervejaria australiana de Perth, a Nail Ale, e que num leilão uma única garrafa da bebida foi vendida por 800 dólares. O motivo? A água utilizada no fabrico era proveniente dos glaciares da Antártida.

 

Foto Cerveja: mercadolivre.com.br