//250 anos, 250 sabores

250 anos, 250 sabores

Para fazer face à crise provocada no setor do turismo pela pandemia da covid-19, Castelo Branco promove-se através da Gastronomia Beirã.
Trata-se da iniciativa “250 anos, 250 sabores”, um programa tem como principais objetivos impulsionar a retoma da economia e suportar o negócio das empresas turísticas, em especial as que se encontram localizadas em regiões de menor densidade populacional, através da valorização do território e dos produtos endógenos.
A Rota Gastronómica ´250 anos, 250 sabores` deu origem à criação de uma rede de restaurantes e alojamentos que, entre 15 de junho e 30 de setembro de 2021, oferecem condições vantajosas a quem os visita.
Os Restaurantes aderentes a esta iniciativa são cinco: O Restaurante Cozinha do Castelo, o Restaurante Piscina Praia, o Restaurante Quinta da Dança, o Restaurante Pessoa Wine Spot e o Restaurante Forja do Ferreiro.
Quem visitar a região nesse período, poderá deslocar-se a estes restaurantes e deliciar-se com o melhor que a gastronomia da beira baixa tem para oferecer, uma vez que todos eles disponibilizam propostas de pratos que são um hino à boa comida e à tradição, através do menu especial ‘Experiência 250 anos’.

Este menu é composto por produtos regionais que não ultrapassam os 18 euros e que vão desde entradas regionais, como o queijo assado com mel de rosmaninho e amêndoas, passando por pratos principais como a espetada de borrego da beira baixa, laburdo com laranja, medalhões de porco com migas beirãs, carpa fumada sob cama de puré de grão e cabidela de galinha do campo. O difícil vai ser escolher.

Esta viagem gastronómica, cuja lista dos 250 se encontra disponível no site da AHRESP, termina nas sobremesas típicas da beira baixa como tigelada com mirtilo e gelado de azeite e mel e a famosa tigelada da beira baixa, doce conventual bastante comum na região, é confeccionado em caçoilas de barro e desde há muito que é uma das sobremesas habituais à mesa das famílias deste território nacional.

 

Mas esta iniciativa do município de Castelo Branco e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em parceria com a InovCluster e o Turismo do Centro de Portugal, não se fica por aqui, e aos turistas interessados, espera-os a cereja no topo do bolo: quem decidir pernoitar numa das unidades hoteleiras disponíveis, ainda recebe um voucher de €15 por noite e por quarto alugado, que podem ser levantados diretamente no Posto de Turismo, localizado na Praça do Município.

Veja aqui as unidades hoteleiras: https://www.cm-castelobranco.pt/visitante/250-anos-250-sabores

Programa Seleção Gastronomia e Vinhos

Para além destas iniciativas complementares para estimular a procura turística interna, está também em curso o lançamento em Castelo Branco, por parte da AHRESP, do programa ´Seleção Gastronomia e Vinhos´, cuja finalidade é promover a gastronomia e a restauração local, certificando a qualidade da oferta dos restaurantes. Este programa, que surgiu para afirmar o Património Gastronómico Português como produto turístico, já certificou estabelecimentos de restauração dos territórios de Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra, entre outras regiões.

Para poderem expor nas suas instalações uma placa distintiva e um diploma do programa, os estabelecimentos selecionados deverão cumprir uma ampla lista de requisitos, que vão desde a formação dos colaboradores às boas práticas de higiene e segurança alimentar. A qualidade e origem das matérias-primas, o empratamento e apresentação final são igualmente elementos preponderantes na avaliação dos estabelecimentos.

Smartfarmer:

Os produtos regionais da Beira Baixa têm vindo a construir uma forte imagem de qualidade e tipicidade, destacando-se pela elevada qualidade e certificação DOP, os queijos, azeites, vinhos, mel e enchidos desta região. Na plataforma digital smartfarmer.pt, o marketplace social gerido pela ONG Oikos-Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal objetivo criar ligações entre produtores e consumidores, promovendo os produtos endógenos, pode encontrar diversos produtos da região para a venda.