//16ª ‘Semana Gastronómica do Cabrito – Caramulo’
Cabrito

16ª ‘Semana Gastronómica do Cabrito – Caramulo’

A ‘Semana Gastronómica do Cabrito da Serra do Caramulo’ está de volta.

Dezasseis restaurantes do concelho de Tondela irão confecionar o seu tradicional cabrito no forno, em assadeira de louça preta de Molelos, reafirmando que a gastronomia enquanto património cultural imaterial é um dos recursos de extrema importância na autenticidade de uma região.

Assim, com o intuito de preservar e promover a gastronomia, desenvolvendo a sua atratividade enquanto destino turístico e estimulando o desenvolvimento económico local, a ‘Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo’, a Freguesia do Guardão e o Município de Tondela promovem a 16 ª ‘Semana Gastronómica do Cabrito – Caramulo’, que irá decorrer entre os dias 9 e 12 junho e 16 e 19 junho.

A Gastronomia da região fará as delícias dos visitantes nos 16 restaurantes aderentes, localizados em diversos pontos da serra e do concelho, onde um dos pratos típicos, o cabrito, assado no forno em assadeira de barro negro de Molelos, acompanhado com batatinhas, arroz de miúdos e grelos, estará em destaque.

Para além de deliciar o paladar com o cabrito, acompanhado por um bom vinho da região do Dão, será possível desfrutar de toda a beleza natural e cultural da Serra do Caramulo e do concelho de Tondela.

 

‘Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo’

A ‘Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo’ empenha-se em divulgar, defender e preservar a herança gastronómica herdada dos seus antepassados. É, portanto, a vontade de preservar o cabrito assado em barro negro de Molelos que move os confrades que a integram.

Durante a semana gastronómica ‘Serra com Sabores’, habitualmente realizada no início de junho, a Confraria procura congregar esforços para que os visitantes descubram o melhor que a região tem para oferecer. Realizada em simultâneo com a ‘Feira de Artesanato e Produtos Locais’, a iniciativa envolve os restaurantes aderentes onde o cabrito pode ser saboreado.

A Confraria procura divulgar a gastronomia, centrada no cabrito, mas enquadrada no restante património.