//16 outubro é Dia Mundial da Alimentação e Dia do Pão

16 outubro é Dia Mundial da Alimentação e Dia do Pão

O Dia Mundial da Alimentação foi estabelecido pela FAO em 1979. Dia do Pão foi instituído pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000.

O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945.

A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.

Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:

Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

Dia do Pão

A data foi instituída pela União Internacional de Padeiros e Afins em 2000 para celebrar este alimento essencial. O pão é o alimento mais popular do mundo, estando presente nas várias refeições, assim como é o alimento mais versátil, dando origem a inúmeras receitas.

O primeiro registo do pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios, realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado para os ricos.

De acordo com a Associação Portuguesa de Nutrição, “o pão é um dos alimentos que marca presença regular na maioria das mesas da população portuguesa. Atualmente, há uma alargada gama de pães com diversos formatos e produzidos a partir de diferentes cereais (p.e centeio, cevada, espelta, trigo integral), podendo incluir também outros ingredientes adicionais (p.e. frutas, ervas aromáticas, sementes e frutos oleaginosos) para melhoria do seu conteúdo nutricional e características organoléticas. Deste modo, pela importância nutricional que o pão exibe em associação com o papel que assume na cultura alimentar do país, a Associação Portuguesa de Nutrição assinala, no dia 16 de outubro, o Dia Mundial do Pão com algumas iniciativas que pretendem elucidar a população a respeito deste alimento.”