//128 anos de ‘jesuitas’

128 anos de ‘jesuitas’

Receita artesanal dos jesuítas mantém-se um verdadeiro segredo, passando de geração em geração,

Corria o ano de 1892, no dia 26 de junho, quando abria pela primeira vez, em Santo Tirso, a Confeitaria Moura cuja receita artesanal dos jesuítas se mantém um verdadeiro segredo depois de todos estes anos, passando de geração em geração e sendo considerados por muitos os melhores do Mundo.
Não há consenso quanto à origem deste doce embora se admita uma ligação à Companhia de Jesus e aos seus monges conhecidos como jesuítas. Mas também há quem diga que essa ligação se deve apenas do facto de a sua cobertura se assemelhar aos trajes usados pelos monges jesuítas.

Há também uma versão a admitir que a receita tenha chegado a Portugal através de um pasteleiro espanhol que foi trabalhar para a confeitaria Moura em Santo Tirso. O castelhano terá ‘batizado’ o doce que poderá ter sido inspirado na comunidade de padres jesuítas em Bilbao, onde trabalhou anteriormente.

Certo, certo é que tudo quanto se fabrica durante um dia na Confeitaria Moura, nesse mesmo dia se esgota, fazendo homenagem à gestão feminina desta casa em Santo Tirso, que teve início com a bisavó de Alda Moura, que assumiu o comando do negócio. Hoje é Alda Moura e os seus primos, que asseguram a gestão do património. Os atuais herdeiros da Confeitaria assumem a 4ª geração desta “pesadíssima herança”, como carinhosamente apelidam o negócio, há sete anos, após receberem o legado da sua tia, a saudosa “Menina Antonieta”.
A autenticidade do fabrico, da seleção criteriosa da matéria-prima e o ritmo controlado do tempo de produção resultam no valor acrescido dos produtos da Confeitaria Moura. O valor desta autenticidade é reconhecido pelos clientes, uma vez que mais de 90% dos clientes repetem com regularidade a visita à Moura.

Corria o ano de 2012 quando surgiu, no Mercado de Bom Sucesso, uma banca com o ex-líbis da cidade de Santo Tirso. Mais recentemente foi a vez de abrir um espaço próprio na baixa da cidade do Porto. Com o objetivo de se diferenciar das restantes, surgiu em julho de 2019, um novo espaço no Centro Comercial NorteShopping.